23 NOV 2021
Projeto de Remédio em Casa é reforçado pela vereadora Inês da Saúde

Alinhar tecnologia e integração de sistemas na área da saúde são investimentos importantes que, ao mesmo tempo em que facilitam o atendimento do cidadão, com mais oferta de exames e consultas, incluindo a telemedicina, também podem trazer benefícios como a entrega de medicamentos em casa, logo após a emissão da receita nas consultas médicas. Esta é a proposta que a vereadora Inês da Saúde (MDB) reforçou ao Executivo nesta semana.

A proposta da vereadora, intensificada na forma de uma moção que será lida e votada na sessão da próxima semana, prevê que a Prefeitura de Vinhedo intensifique, junto à Secretaria de Saúde e demais pertinentes, os estudos já apresentados pela parlamentar para implantar a entrega de medicamentos, da cesta municipal, na casa dos pacientes atendidos na rede municipal de saúde de Vinhedo.

“A implantação do programa de entrega de remédios em casa pode ser feito em fases, iniciando pelos pacientes acamados, pelos atendidos no Programa Estratégia da Saúde da Família (conhecido também por Médico em Casa), pacientes hipertensos, diabéticos, e assim por diante, de modo a facilitar o gerenciamento da entrega e, ao mesmo tempo, otimizar o tempo de atendimento e, o mais importante, trazer eficiência no processo de tratamento dos pacientes”, afirma a vereadora Inês da Saúde que, nesta semana, esteve nas unidades da cidade para verificar a viabilidade da implantação da proposta.

A entrega dos medicamentos, reforça a vereadora, poderia ser feita em Vinhedo por motocicletas, já que a cidade tem características que possibilitam trajetos com este meio de transporte, com ganhos, inclusive, econômicos para a Prefeitura no quesito combustível, já que otimizam o recurso, complementa a vereadora.

Telemedicina e mais consultas

A outra proposta já apresentada por Inês da Saúde e que, também, aguarda implantação por parte da Prefeitura, é o projeto da Telemedicina. Por ele, a Prefeitura pode aumentar a oferta de consultas à distância, por meio de uso de computadores com câmeras, e assim atender mais e mais a demanda que se apresenta, reduzindo o tempo de espera.

A implantação também de prontuários eletrônicos, para agilizar o atendimento ao paciente, com ganhos de qualidade e, também, facilidades para a emissão das receitas médicas e a entrega em casa, é outro ponto defendido e apresentado pela parlamentar.

Fonte: Gabinete da vereadora Inês (MDB)
Inês Diogo