08 OUT 2021
Luiz Vieira protocola Projeto de Lei para aterramento da fiação em até 10 anos

Atualmente, já não é razoável se deparar com redes aéreas que, além da questão estética, severamente prejudicada na cidade, acarretam insegurança, contribuem para a má qualidade dos serviços – principalmente com interrupções frequentes que decorrem de furtos, vandalismos e variadas formas de acidentes – e impedem um planejamento correto para a arborização urbana.

Considerando isso, o vereador Luiz Vieira (PDT) protocolou o Projeto de Lei nº 139/2021, que tem como coautoras as vereadoras Nayla de Souza (PDT) e Chris PC (MDB), e que visa tornar subterrâneo todo cabeamento de energia elétrica, telefone, comunicação de dados via fibra óptica e similares, no perímetro urbano do Município de Vinhedo, em até 10 anos, a encargo das empresas concessionárias.

Ressalta-se que o Projeto de Lei nº 94/2021, de autoria do vereador Luiz Vieira, com coautoria da vereadora Nayla de Souza, foi reprovado pela maioria dos vereadores na Sessão Extraordinária realizada na tarde de 27 de setembro. A propositura buscava o uso de redes de infraestrutura subterrânea para transmissão de energia elétrica, telefone, comunicação de dados via fibra óptica e outros cabeamentos similares em novos parcelamentos de solo.

“Essa nova propositura tem o intuito de garantir maior segurança, durabilidade e uma paisagem privilegiada, na qual os fios não constituam perigo à vida, empecilho ao urbanismo sustentável e/ou poluição visual. Tal medida abrange, ainda, a dimensão ambiental e a mobilidade urbana, uma vez que, sem os postes tradicionais, surgem múltiplas possibilidades de criação de projetos viáveis de arborização, com manutenção integral das copas, e, de ciclofaixas e ciclovias, além do alargamento do espaço do passeio público, favorecendo a mobilidade não motorizada em áreas densamente urbanizadas ”, concluiu Luiz Vieira.

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)
Luiz Vieira