23 SET 2021
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Luiz Vieira cria Projeto de Lei para aumentar a transparência pública

Em se tratando de arquivos muito grandes, a transparência pública fica prejudicada quando o que é enviado é uma foto de um documento, retirando a possibilidade de pesquisar termos ou palavras-chave.

Pensando nisso, na última semana, o vereador Luiz Vieira (PDT) protocolou o projeto de Lei nº 128/2021, para que todos os documentos digitais do Município de Vinhedo que são públicos e oficiais, quando solicitados, sejam disponibilizados nos formados PDF pesquisável, DOC ou similares. A propositura teve como coautoras as vereadoras Nayla de Souza (PDT) e Chris PC (MDB).

Se esses documentos passarem a ser disponibilizados em formatos pesquisáveis e editáveis, isso também pode melhorar o acesso pelas pessoas com deficiência visual, que usam softwares de leitura. Além disso, a medida reduzirá gastos do Poder Público, ao diminuir a quantidade de impressões em papel sulfite.

“Mais uma vez, estamos apresentando um projeto simples, que não vai gerar nenhum custo adicional para a Prefeitura, podendo, inclusive, abater custos. A despeito disso, se aprovado, terá um impacto positivo muito grande, pois ampliará as possibilidades de fiscalização e controle social, contribuindo para fortalecer a transparência pública em Vinhedo”, explica Luiz Vieira.

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)
Luiz Vieira