08 JUN 2021
SAÚDE
Vereador Rubens cobra da Prefeitura e Santa Casa que utilizem um sistema integrado com dados atualizados de internações

Objetivo é garantir acompanhamento em tempo real de informações de pacientes SUS, como datas de entrada e saída, facilitando a gestão e planejamento da Secretaria de Saúde e da Santa Casa

O vereador Rubens Nunes (PODE), presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura e Esportes da Câmara, em busca de mais transparência na aplicação dos recursos públicos, sugeriu que a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, e também a Santa Casa, tenham um sistema integrado, atualizado em tempo real, com informações sobre atendimentos no hospital, principalmente sobre internações via SUS. A proposta foi um dos temas abordados pelo parlamentar na sessão ordinária desta segunda-feira, 7.

“Minha sugestão é para que o sistema da Secretaria de Saúde e o da Santa Casa se conversem, estejam em sintonia, ou seja, ao mesmo  tempo em que é feito o cadastro de uma internação de um paciente SUS no hospital, cujo procedimento é pago pelo município, essa informação já seria inserida simultaneamente no sistema da Prefeitura. O mesmo se aplicaria no momento da alta médica”, destacou o vereador Rubens Nunes.

Conforme explicou o parlamentar, essa integração dos sistemas facilitaria o acompanhamento diário por parte da Secretaria de Saúde, de forma online, com a quantidade exata de pessoas internadas, data de entrada e também de saída, custos dos procedimentos e outros dados adicionais, tudo isso sem a necessidade de aguardar pelas notas fiscais da prestação de serviço, que são enviadas à Prefeitura no final do mês, facilitando o planejamento e a gestão tanto do município, quanto da Santa Casa.

Rubens Nunes salientou, ainda, que nos primeiros 5 meses deste ano, a Prefeitura pagou em torno de R$ 14 milhões à Santa Casa por serviços prestados. “Mas ainda assim, há uma cobrança da população em relação ao atendimento. Então, fica aqui essa sugestão. Vai trazer mais transparência, mais segurança tanto para a Santa Casa quanto para o município, uma vez que hoje, nós sabemos, a Santa Casa atende tanto convênio como particular, mas o maior cliente da Santa Casa é o SUS, ou seja, o município”, explicou.

O parlamentar observou que já existe uma prestação de contas que é feita à Secretaria de Saúde, ao Conselho Municipal de Saúde e também à Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura e Esportes da Câmara, mas concluiu dizendo que “até por tudo que vem acontecendo, acho sim que é o momento ideal para avançarmos para essa integração dos sistemas”, finalizou Rubens Nunes.

Fonte: Gabinete do vereador Rubens Nunes (PODE)
Rubens Nunes