21 MAI 2021
BEM-ESTAR ANIMAL
​Rodrigo Paixão e Nayla de Souza solicitam ao Ministério Público investigação sobre pedido de remanejamento da Associação Mata Ciliar

Parlamentares pedem preservação da saúde, segurança e bem-estar dos animais abrigados na entidade

Nesta sexta-feira (21), o presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Rodrigo Paixão (PDT) e a vereadora Nayla de Souza (PDT) solicitaram ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) a abertura de investigação sobre a conduta da empresa Voa-SP em relação ao pedido de remanejamento da Associação Mata Ciliar (AMC) do Local. Segundo os parlamentares, a área em questão deveria estar sendo regularizada para que a Associação permanecesse no local realizando seus serviços.

No documento protocolado no Ministério Público, Rodrigo Paixão e Nayla de Souza manifestaram à Promotoria que é fundamental preservar a saúde, a segurança e o bem-estar dos animais abrigados naquela localidade.

Embora o vice-governador do Estado tenha prometido que a área seria regularizada para que a Associação permanecesse no local realizando seus serviços, a empresa VOA-SP, concessionária do Aeroporto de Jundiaí, exigiu a devolução de aproximadamente três hectares utilizados para cuidados de felinos. A permanência da AMC, ainda que provisória, somente foi assegurada nesta tarde, depois de reunião entre a Prefeitura de Jundiaí, representantes da entidade, Ministério Público, e ativistas.

“A Mata Ciliar é responsável pelo atendimento de animais abandonados ou vítimas de acidentes na região, principalmente ocasionados pela proximidade de vias e rodovias. Trata-se de uma associação com instalações especialmente construídas para a reabilitação de animais silvestres, entre eles felinos como onças, jaguatiricas e gatos do mato.  É fundamental preservá-los”, explica o presidente Rodrigo Paixão.

Associação Mata Ciliar (AMC)

A Associação Mata Ciliar é uma entidade sem fins lucrativos declarada de utilidade pública federal, que há pelo menos 34 anos atua na conservação da biodiversidade na região de Jundiaí. A Prefeitura de Vinhedo, inclusive, possui convênios com a associação.  Seu trabalho pode ser acompanhado pelo site mataciliar.org.br ou pelas redes sociais.

Em Jundiaí localizam-se as coordenadorias de Fauna e de Educação Ambiental.

A Coordenadoria de Fauna inclui o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e o Centro Brasileiro para Conservação dos Felinos Neotropicais atuam para a conservação da fauna brasileira.

Coordenadoria de Educação Ambiental desenvolve o planejamento e as ações para atender as redes municipais de ensino da nossa região através de atividades de educação ambiental.

Fonte: Gabinete da presidência | vereador Rodrigo Paixão (PDT)
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024