25 MAR 2021
Pastor Léo propõe criação de Centro Comunitário de Combate à Covid-19

Nessa terça-feira, dia 23, o vereador Pastor Léo Fernandes (PTB) apresentou pessoalmente ao prefeito Dario Pacheco pedido para a realização de estudo para criação de centros especializados para atendimento a pacientes de covid-19.

No ofício o vereador aponta que o Ministério da Saúde editou as Portarias nº 1.444 e nº 1.445, de 29 de maio de 2020, instituindo os Centros Comunitários de Referência para o Enfrentamento da Covid-19, em caráter excepcional e temporário, e que a edição da Portaria nº 1.797, de 21 de julho de 2020, credenciou o município de Vinhedo para implantação do Centro Comunitário de Referência para Enfrentamento da Covid-19, categoria 2.

Pastor Léo reforça que a cidade não terá custo com a implantação desse Centro, já que a Portaria nº 361, de 1 de março de 2021, estende o suporte financeiro aos municípios até o mês de março do corrente ano, do qual Vinhedo faz parte.

O documento também aborda as evidências acerca do atendimento integral das pessoas acometidas com a covid-19, com ênfase no tratamento na fase inicial de replicação viral da doença, para subsidiar tecnicamente as orientações do Ministério Público Federal no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, para o tratamento em fase inicial da Covid-19, bem como apresentar ferramenta para diagnóstico clínico da doença.

“Como a detecção da doença se dá por meio de sinais e classificação leves, moderados e de gravidade, o tratamento do paciente portador de Covid-19 deve ser baseado na autonomia do médico”, explica Pastor Léo.

O vereador solicita ainda um estudo urgente de viabilidade técnica para a implantação do protocolo de abordagem precoce no Centro Comunitário de Referência para Enfrentamento da Covid-19 no município de Vinhedo.

A solicitação do parlamentar já foi encaminhada à Secretaria de Saúde para que as para que seja avaliada.

Fonte: Gabinete do vereador Pastor Léo Fernandes (PTB)
Pastor Léo Fernandes
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024