16 MAR 2021
COVID-19
​Câmara promove diálogo e abre caminho para Vinhedo comprar vacina russa contra a Covid-19

Nesta terça-feira, graças ao diálogo articulado pelo presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Rodrigo Paixão (PDT), o município de Vinhedo protocolou carta de intenção para a compra da vacina Sputnik V, imunizante desenvolvido pelo instituto russo Gamaleya e autorizado em mais de 50 países.

“O enfrentamento da pandemia depende da vacinação em massa da população. Por isso, devemos buscar as alternativas. Nesse sentido, caso a Anvisa aprove a vacina russa para uso no Brasil, já teremos também mais um caminho para vacinar a população de Vinhedo”, explica Rodrigo Paixão.

Com a ação conjunta entre Legislativo e Executivo, a Prefeitura de Vinhedo encaminhou já nesta terça-feira o protocolo de intenções à Embaixada e Fundo russo. O encaminhamento do protocolo de intenções tem como objetivo garantir a compra direta dos imunizantes, ampliando a cobertura vacinal contra a Covid-19.

“Trata-se de mais uma alternativa, que soma à adesão de Vinhedo ao Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos”, completa o Rodrigo Paixão.

“Seja através do consórcio ou através da compra direita, queremos que a vacina chegue o mais rápido possível a Vinhedo. Até o momento vacinamos 7,2 mil pessoas, mas temos capacidade de vacinar muito mais se conseguirmos realizar a compra”, explicou dr. Dario.

“A confirmação do protocolo junto ao Fundo de Investimentos Diretos da Rússia e Embaixada Russa no Brasil é um ponto de partida importante, mas a negociação efetivamente está sujeita à prévia aprovação da vacina pela Anvisa”, finaliza o presidente Rodrigo Paixão.

Nos estudos internacionais, o imunizante apresentou uma taxa de eficácia de 91,6%.

Fonte: Gabinete da Presidência | Vereador Rodrigo Paixão (PDT)
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024