20 NOV 2023
CAMPANHAS
CAMPANHAS INSTITUCIONAIS
Dia da Consciência negra é celebrado hoje em todo o país e Câmara recebe palestra sobre o tema nesta terça
No Brasil, a Lei Federal nº 12.519/11 institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra neste 20 de novembro. A ideia do Dia da Consciência Negra surgiu na década de 1970, quando pesquisadores se aprofundaram na história de Zumbi dos Palmares e reconheceram no líder um grande símbolo da luta por liberdade e igualdade racial. A data representa uma contraposição à ideia de liberdade concedida representada pelo dia 13 de maio, dia da assinatura da Lei Áurea em 1888. A partir deste ano, 20 de novembro é feriado em todo o Estado de São Paulo.

Conforme informa reportagem do Senado Federal, “além de um contraponto à data ‘oficial’, a escolha do 20 de novembro também representou uma forma de valorizar a cultura, a história e o papel político dos afro-brasileiros na sociedade”.

Semana da Consciência Negra

Amanhã (21), a partir das 19h, a Câmara recebe a palestra ministrada pelo Mestre em História da África pela Unicamp e consultor de história afro pela Unesco, Guilherme Oliveira, intitulada “O Ensino de História e Cultura Afro nas Escolas Vinhedenses”. O evento faz parte da programação da Semana da Consciência Negra, que acontece em Vinhedo até o dia 25 de novembro.

Além da palestra sediada na Câmara, a programação da Semana da Consciência Negra conta com as seguintes atrações:

20/11 – Inauguração do Monumento em Homenagem ao Samba de Roda em Vinhedo, a partir das 9h, na Pç. Aurora Sudário;
22/11 – Roda de Conversa “Pretos em Roda”, às 19h, no Instituto Itacolomi, na Capela.
24/11 – Sarau Sankofa, às 19h, na Pç. Geraldo Thomé, no Jd. Três Irmãos;
25/11 – 5º Hip Hop Move Fest, das 13h às 21h, na Pç. Geraldo Thomé, no Jd. Três Irmãos.

Diploma do Mérito “Zumbi dos Palmares”

Nas Sessões Solenes realizadas pela Casa para homenagear cidadãos de destaque de Vinhedo, uma das honrarias cedidas é o Diploma do Mérito “Zumbi dos Palmares”, destinado às pessoas que mais se destacaram na defesa, integração social dos membros da comunidade negra de Vinhedo e na difusão da cultura afro-brasileira. A Câmara de Vinhedo realiza as 7ª e 8ª Sessões Solenes da 18ª Legislatura nesta semana, nos dias 22 e 23 de novembro, com a entrega desse diploma a cidadãos de destaque.

Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo