14 JUL 2023
Luiz Vieira propõe desembarque fora dos pontos de ônibus durante a noite
O vereador Luiz Vieira (PDT) protocolou o Projeto de Lei n.º 75/2023 propondo a garantia para que mulheres, idosos e pessoas com deficiência solicitem o desembarque noturno, após às 20 horas, fora dos pontos regulamentados de parada de passageiros em Vinhedo. A propositura foi protocolada nessa terça (11) e entra em tramitação entre as comissões pertinentes a partir da 105ª Sessão Ordinária, que será realizada em 7 de agosto, após o recesso parlamentar.

“A mobilidade urbana deve levar em consideração desde o momento que a pessoa sai de casa, caminha até o embarque, espera, até o retorno ao lar. Soma-se a isso o fato de que muitas pessoas, em especial, mulheres, idosos e pessoas com deficiência, moram longe de uma parada ou dos terminais de ônibus, e sofrem com a sensação de insegurança devido a diversas ocorrências registradas como: roubos, furtos, assassinatos e agressões físicas” afirma Luiz Vieira.

Segundo o projeto, na impossibilidade de acontecer a parada para desembarque no local indicado pelo passageiro, deverá ser observado pelo condutor do veículo o local mais próximo, desde que obedeça ao trajeto regular da linha de ônibus e que seja realizada em condições de segurança, em conformidade com as leis de trânsito.

“É preciso prevenir para que as pessoas não sejam surpreendidas no momento em que desembarcam nos pontos normais de ônibus durante a noite, pois os metros que separam a parada de ônibus da residência do passageiro podem ser determinantes para a segurança desses cidadãos”, destaca o parlamentar.

Todas as proposituras protocoladas pelos vereadores podem ser encontradas no site da Câmara. Basta clicar neste link.

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024