20 NOV 2022
CIDADANIA
Dia da Consciência Negra é comemorado nacionalmente neste domingo
Conforme estabelece a Lei Federal nº 12.519/11, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. Em homenagem, acontece a Semana da Consciência Negra em Vinhedo com programação até o dia 26 de novembro.

A ideia do Dia da Consciência Negra surgiu na década de 1970, quando pesquisadores se aprofundaram na história de Zumbi dos Palmares e reconheceram no líder um grande símbolo da luta por liberdade e igualdade racial. A data representa uma contraposição à ideia de liberdade concedida representada pelo dia 13 de maio, dia da assinatura da Lei Áurea em 1888.

Conforme informa reportagem do Senado Federal, “além de um contraponto à data ‘oficial’, a escolha do 20 de novembro também representou uma forma de valorizar a cultura, a história e o papel político dos afro-brasileiros na sociedade”.

Nas Sessões Solenes realizadas para homenagear cidadãos de destaque de Vinhedo, uma das honrarias cedidas é o Diploma do Mérito “Zumbi dos Palmares”, que é destinado às pessoas que mais se destacaram na defesa, integração social dos membros da comunidade negra de Vinhedo e na difusão da cultura afro-brasileira.

Em Vinhedo, a Prefeitura está realizando, desde o dia 17 de novembro, uma programação com atrações artísticas e culturais que celebram a cultura afro-brasileira. A semana se estende até o dia 26 de novembro. Mais informações pelo link: https://www.vinhedo.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/17985/vinhedo-promove-semana-da-consciencia-negra-entre-17-e-26-de-novembro/

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo