19 NOV 2022
CIDADANIA
Bandeira republicana do Brasil completa 133 anos
Neste sábado, 19 de novembro, celebra-se o Dia da Bandeira Nacional. A data foi estabelecida no ano de 1889, quatro dias após a proclamação da República, em 15 de novembro do mesmo ano. Naquele 19 de novembro, foi reconhecida a imagem da bandeira do Brasil para o então novo regime político.

A bandeira nacional foi criada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista Décio Vilares. O lema “Ordem e Progresso” é decorrente do positivismo, corrente filosófica que influenciou a proclamação da República.

As 27 estrelas simbolizam os 26 estados no Brasil e o Distrito Federal. A cor verde representa as florestas do país. O amarelo simboliza a nossa abundância mineral, sobretudo do ouro. O azul é interpretado por alguns estudiosos como uma homenagem à Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil. E o branco demonstra os desejos de paz.

Conforme estabelece a Lei Federal nº 5.700/1971, a Bandeira Nacional pode ser apresentada hasteada em mastro ou adriças, nos edifícios públicos ou particulares, templos, campos de esporte, escritórios, salas de aula, auditórios, embarcações, ruas e praças, e em qualquer lugar em que lhe seja assegurado o devido respeito. A legislação estabelece outras condições e regras para o uso da Bandeira Nacional. Acesse aqui: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5700compilado.htm

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo