25 MAI 2021
DEFESA CIVIL
Vereador Paulinho Palmeira viabiliza a formação dos primeiros Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil

Durante a 17ª Sessão, Parlamentar explicou seu papel na intermediação para formação dos núcleos

Durante seu discurso na fase de Explicação Pessoal da 17ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 24, o vereador Paulinho Palmeira (PODE) comentou sobre seu papel para a viabilização e formação dos dois primeiros Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC).

Criado por meio de decreto, os NUPDECs promovem a aproximação entre as comunidades, bombeiros, Defesa Civil e a gestão pública em geral, para entender quais são as vulnerabilidades que as diferentes regiões da cidade enfrentam e quais são as capacidades que a própria comunidade e as autoridades públicas podem exercer em conjunto para prevenir, atenuar ou frear o problema.

Apesar da importância do programa, não apareceram voluntários para dar seguimento à iniciativa, que depende da participação comunitária, o que motivou Paulinho Palmeira a convidar munícipes para formarem os primeiros núcleos.

“Há época da promulgação do decreto a Prefeitura convidou os munícipes a participar dos núcleos, porém não apareceram voluntários. Nós sabemos como algumas regiões da cidade estão expostas a riscos, como as queimadas que atingiram a Caixa D’Água e bairros adjacentes, e, diante disso, tomei a decisão de convidar pessoas para começar a formar os primeiros grupos”, explicou Paulinho Palmeira.

O parlamentar marcou reunião entre os convidados e o secretário de Transportes e Defesa Social, Ricardo Arantes, com a participação de membros da Defesa Civil e de seu diretor, Maurício Barone, e do Tenente do Corpo de Bombeiros, Vitor.

Durante a reunião, foram formados os NUPDECs da Caixa d’ Água (Caixa d’ Água, Canjaranas, Chácaras do Lago, Feijó e Santa Fé) e do São Joaquim (região entre o Portal e a Rodovia Anhanguera). A reunião foi realizada no Canil da Guarda Municipal, espaço amplo e a céu aberto, escolhido a fim de evitar aglomerações.

Paulinho Palmeira, apoiador da causa, está confiante de que, após a formação desses dois grupos, essa nova forma de gestão participativa vai atrair munícipes de mais regiões.

Fonte: Gabinete do vereador Paulinho Palmeira (PODE)
Paulinho Palmeira
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024