22 MAR 2024
CAMPANHAS INSTITUCIONAIS
DEFICIÊNCIAS OCULTAS
GIRASSOL
Câmara de Vinhedo realiza reunião com entidades sociais para lançamento de campanha sobre deficiências ocultas
Na tarde da última quinta (21), a Câmara de Vinhedo recebeu associações, entidades e clínicas para uma reunião de alinhamento a respeito de uma campanha sobre deficiências ocultas que, em breve, será lançada oficialmente pelo Legislativo municipal junto a Prefeitura e a instituições sociais da cidade e demais parceiros. O presidente da Casa, vereador Paulinho Palmeira (PODE), conduziu a apresentação do projeto inicial, elaborado pela equipe de Comunicação Institucional da Câmara.

Representantes da Ampliart, da Associação de Pais Banespianos de Excepcionais (APABEX), do CEIVI, do Centro Dia, da Clínica Espaço Saúde Vinhedo, do Espaço Motricita, do Espaço Terapêutico Colorê e do LarCab estiveram da reunião. A secretária de Educação, Rogéria Nicoletti, o secretário de saúde, Milton Ribolli, e a representante da Secretaria de Assistência Social, Elaine Camargo, também participaram do encontro, bem como o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Silvio Torrezin.

Sobre a campanha, o presidente Paulinho destaca que Vinhedo é “uma cidade privilegiada por ter várias entidades, associações, instituições e o poder público que muito trabalham para acolher, orientar e conscientizar nossa comunidade quanto aos direitos e atenção para com as pessoas com deficiências. Nesse momento, a Câmara Municipal e a Prefeitura se unem a estas entidades para intensificar o trabalho de conscientização de nossa comunidade quanto ao tema, visando manter uma sociedade mais justa e harmônica”.

Colar de girassol

Além do diálogo sobre a campanha, durante a reunião, a Câmara de Vinhedo entregou remessas de colares de girassol às entidades para que essas instituições possam iniciar a distribuição do item entre as pessoas com deficiência oculta no município.

O colar de girassol é o símbolo internacionalmente instituído para que as pessoas com deficiências ocultas possam ser identificadas e, assim, tenham seus direitos respeitados. No Brasil, o seu uso facultativo foi instituído pela Lei nº 14.624/2023. O item pode ser utilizado junto a um documento comprobatório, como o RG para a pessoa com deficiência oculta.

Entenda o que são deficiências ocultas

Deficiências ocultas referem-se a condições que não são facilmente identificáveis externamente, deficiências crônicas, distúrbios sensoriais e outras condições de saúde que podem afetar o cotidiano de uma pessoa. Por exemplo, o TDAH, o autismo e a esquizofrênia, entre tantas outras.

Ao passo que pessoas com deficiências visíveis recebem assistência sem precisar explicar sua condição, aqueles com deficiências não aparentes por vezes têm suas necessidades negligenciadas pelo fato de prestadores de serviço não estarem cientes da assistência que deve ser prestada.

Mais informações a respeito da campanha serão divulgadas em breve. As fotos da reunião estão disponíveis na galeria abaixo.

Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

Reunião de Alinhamento - Campanha Cordão de Girassol
No dia 21 de março, a Câmara de Vinhedo recebeu associações, entidades e clínicas para uma reunião de alinhamento a respeito de uma campanha sobre deficiências ocultas promovida pelo Legislativo municipal junto a Prefeitura, instituições sociais da cidade e demais parceiros. O presidente da Casa, vereador Paulinho Palmeira (PODE), conduziu a apresentação do projeto inicial, elaborado pela equipe de Comunicação Institucional da Câmara.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024