O mundo está enfrentando um grave problema ambiental, especialmente por conta das mudanças climáticas. O Brasil e Vinhedo têm sentido isso dia após dia, com catástrofes em âmbito nacional e calor extremo, falta de chuva significativa e problemas de abastecimento de água também em âmbito municipal.
Diante dessa realidade, a Câmara de Vinhedo integra o movimento Junho Verde, criado em forma da
Lei 14.393/22 pelo Senado Federal e que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância tanto da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos quanto do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais.
Durante todo este mês, o Legislativo vinhedense irá promover uma campanha sobre o tema e compartilhará conteúdos educativos voltados à preservação do meio ambiente. Os materiais serão veiculados nas redes sociais da Câmara e haverá publicações interativas, com perguntas sobre o que foi abordado.
Entre os assuntos a serem tratados, estão: redução de padrões de consumo, reutilização de materiais e reciclagem; legislação ambiental brasileira e seus princípios ecológicos; mudanças climáticas e seus impactos nas cidades e no meio rural; degradação ambiental e o surgimento de endemias, epidemias e pandemias; e uso racional da água e escassez hídrica.
Calor cada vez mais intenso
Só para se ter uma dimensão do cenário, 2023 foi o ano mais quente já registrado na história, segundo relatório do observatório europeu Copernicus divulgado em janeiro. Mas, não parou por aí. De acordo com a mesma fonte, com dados veiculados em 8 de maio, abril de 2024 apresentou as temperaturas mais altas já registradas e marcou o décimo primeiro mês consecutivo de recordes de calor na Terra.
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
Há exatamente dois anos, durante a 60ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal aprovou o
Projeto de Lei Nº 69/2022 que criou o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Órgão colegiado deliberativo e consultivo, tem a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Poder Público Municipal de Vinhedo as diretrizes da política municipal para o meio ambiente e os recursos naturais.
Guardiões do Meio Ambiente
Já em novembro de 2021, a Casa aprovou o
Projeto de Lei Nº 151/2021 que instituiu o “Programa Guardiões do Meio Ambiente”. Este tem o objetivo de incentivar, cadastrar e acompanhar munícipes que, voluntariamente, se disponham a atuar pela manutenção de áreas verdes, mananciais e demais elementos componentes dos ecossistemas naturais do município.
Agenda A3P
Além disso, a campanha Junho Verde se alinha à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que visa estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A Câmara de Vinhedo apoia essa causa e tem adotado internamente medidas sustentáveis relacionadas à realização de atividades e ao uso de materiais.
--
Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo