24 OUT 2023
MEMÓRIA LEGISLATIVA
Vinhedo completa 75 anos do plebiscito de emancipação do município nesta terça
Vinte quatro de outubro de 2023 é a data que marca os 75 anos do processo de emancipação de Vinhedo. O até então distrito de Rocinha era ligado administrativamente a Jundiaí. O plebiscito foi realizado junto da população local para deliberar quanto à vontade da comunidade. O procedimento político-administrativo de emancipação também contou com a avaliação da Comissão de Estatística da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com uma série de trabalhos da Comissão Pró-municipalização de Rocinha e com pleitos junto ao então governador do Estado de São Paulo.

Mulheres e homens, acima de 18 anos, que viviam no distrito há, no mínimo, dois anos, puderam votar. Dos 1.666 eleitores que compareceram à votação, 1.563 lutaram pela emancipação, oficializada no mês de dezembro do mesmo ano. Em 2 de abril de 1949, foi eleito o primeiro prefeito do município, o médico Abrahão Aun, candidato único naquela eleição.

O grupo de emancipadores era liderado pelo médico Abrahão Aun, e composto por: Agenor de Mattos; Alcides Guarido; Antônio Elias; Antônio Maria Torres; Antônio Medeiros Júnior; Antonio Vendramini; Antônio Zechin; Aristides de Paula; prof. Berilo Melucci; Carmelo Consolo; Guilherme Eufeld; Gunercinco Vieira Rocha; Henrique de Barros Leite; Humberto Pescarini; Jacob Mattenhauer; Julio Francisco de Paula; Luiz Rotella; Manoel Dentista; Dr. Manoel Fernandes da Silva; Manoel de Sá Fortes Junqueira; Dr. Milton de Souza Meirelles; monsenhor Favorino Carlos Marrone; Odilon de Sousa; comendador Paulo Storani; e Salustiano Epiphanio de Sousa. Outros colaboradores do processo foram: Américo Lordello Figueiredo, José Pedro Siqueira e Nelson Nathalino Braghetto.

A 1ª Legislatura da Câmara, por sua vez, tomou posse em 02 de Abril de 1949, e durou até 1º de Abril de 1953, composta pelos seguintes vereadores: Milton Ferreira de Souza Meirelles, Antônio Medeiros Júnior, Belmiro Niero, Alcides Guarido, Gilberto Ajjar, José Bággio, Francisco Bossi, Nicolau Finamore, Agenor de Mattos, Romeu Corazzari, Paulo Storani, Ângelo Pescarini, Luiz Rotella e Carmelo Consolo (único suplente a assumir cadeira na 1º Legislatura).

Projeto Memória Legislativa

No projeto Memória Legislativa, estão disponíveis os documentos históricos e informações a respeito da história de Vinhedo e do Poder Legislativo municipal. Todo o material do projeto está disponível neste link.

A Câmara também conta com uma exposição de fotos históricas do município. A visita é aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo