08 ABR 2021
MEMÓRIA LEGISLATIVA
Câmara realiza debate sobre a preservação da memória como valorização da identidade comunitária

Em comemoração aos 72 anos de Vinhedo, a Câmara Municipal realizou na noite dessa quarta-feira, 07, um diálogo entre vereadores e historiadores de nossa região para debater a importância da preservação da memória de uma comunidade, como ato genuíno da preservação da história da cidade.

Com o título de "A importância da Câmara na História de Vinhedo", o evento contou a participação do presidente da Câmara, vereador Rodrigo Paixão (PDT); do prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco (PTB); das vereadoras Inês (MDB) e Nayla de Souza (PDT), e do vereador Mazinho (PSC).

Como convidados, e principais expositores da noite, participaram os historiadores Fernando Antônio Abrahão, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, e Jean Camoleze, coordenador do Arquivo Permanente da Casa do Povo e pesquisador do Centro de Memória da Unesp.

“Para preservar a história do munícipio é fundamental que preservemos a documentação dos arquivos dos três poderes, pois esses arquivos podem nos mostrar o que se viveu no cotidiano da cidade ao longo dos anos. Esse trabalho realizado pela Câmara é fundamental para o resgate da memória e entendimento da importância de Vinhedo para as cidades da região”, destacou Fernando Abrahão.

Jean Camoleze, por sua vez, relacionou a preservação da memória com a preservação da identidade comunitária. “A memória é um fenômeno atual e a história é a representação do passado. A representatividade da Câmara é construída pelas memórias da comunidade. Toda ação nossa é a representação da memória presente, que por sua vez é uma reflexão do coletivo, de nossa identidade”.

Outra historiadora convidada para o debate, Valéria de Oliveira Soares, sofreu com problemas de conexão e não pôde se conectar à reunião online.

O prefeito Dario Pacheco apresentou curiosidades sobre o legislativo vinhedense, e destacou que a atual Legislatura é a com mais mulheres eleitas. “Hoje temos três mulheres eleitas na Câmara, todas muito atuantes, sendo a legislatura com mais representantes femininas. Espero que esse número dobre e siga aumentando ao longo dos anos, pois a representatividade ainda é baixa. Em toda a história da Câmara de Vinhedo tivemos 177 vereadores no total, sendo apenas 12 mulheres”.

No encerramento, Rodrigo Paixão, apontou a intenção de que o Projeto Memória Legislativa se torne um projeto de todo município e reforçou sua proposta para a criação de um museu na cidade. “Entendo que o Projeto Memória Legislativa pode se tornar um projeto de todo munícipio, com o apoio e desenvolvido em conjunto com a Prefeitura. Além disso, acho fundamental que criemos no município um museu, que represente a história de nossa cidade, de todas as etnias que formaram Vinhedo”.

O evento virtual teve transmissão ao vivo pelo TV Câmara e redes sociais do Legislativo vinhedense, e a íntegra pode ser vista no vídeo abaixo.

Fonte: Comunicação Institucional CMV
07/04/2021