07 JUL 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Vereadores participam de inauguração do Centro de Operações Integradas (COI) da GCM
O presidente da Câmara, vereador Paulinho Palmeira (PODE), a vereadora Inês (MDB) e os vereadores Mazinho (PSC), Nilton Braghetto (PTB), Pastor Léo Fernandes (PTB), Rodrigo Luglio, Tiago de Paula (MDB) e Val Souza (Republicanos) estiveram na inauguração do Centro de Operações Integradas (COI) na manhã dessa quinta-feira (06), na sede da Guarda Civil Municipal.

Também participaram do evento o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco; o prefeito de Louveira, Estanislau Steck; a prefeita de Valinhos, Capitã Jucimara; o secretário municipal de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz; o promotor de Justiça de Vinhedo, José Cláudio Baglio; o Coronel PM Pedro Luis de Souza Lopes, chefe da Assessoria da Polícia Militar da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo; e o Tenente Coronel Jefferson Aurélio Cansian, comandante do 35° Batalhão da Polícia Militar de Campinas.

Entre as funções do COI, estão o atendimento e despacho de ocorrências, inteligência e monitoramento 24 horas feito por guardas treinados. Neste espaço, a GCM unifica as informações de segurança, acompanha todas as entradas e saídas da cidade com o uso de câmeras de monitoramento, fiscaliza o tráfego de veículos e das situações de risco, acompanhadas pela Defesa Civil Municipal, informa a Prefeitura de Vinhedo. O sistema funciona de forma integrada com outros 34 municípios do Estado de São Paulo.

“A palavra é união. As cidades têm que estar unidas. Infelizmente, a realidade é que a criminalidade existe. E nós temos que dar apoio às nossas polícias, a esses profissionais bravos e guerreiros, que são os primeiros que se colocam à frente do problema. Vinhedo se destaca nacionalmente com sua Guarda Municipal. Nós temos uma cidade que tem os mesmos problemas das demais na área da segurança, mas a nossa GM tem feito um grande trabalho”, destacou o presidente Paulinho Palmeira.

Três emendas impositivas do Legislativo vinhedense fazem parte do orçamento do sistema de segurança e foram mencionadas pelo secretário Osmir Cruz na cerimônia: a Emenda Impositiva nº 17 ao PL nº 136/2021, de R$ 100 mil, para ampliação da sala do CICOM e construção de sala de instruções, de autoria dos vereadores Mazinho, Paulinho Palmeira e Rodrigo Luglio; Emenda Impositiva nº 4 ao PL nº 118/2022, no valor de R$ 60 mil, para implantação de câmeras de monitoramento em no bairro Barra Funda, destinada pelos vereadores Rodrigo Luglio e Márcio Melle (PSDB); e a Emenda Impositiva nº 2 ao PL nº 136/2021 que destina R$ 80 mil para compra e instalação de sistema de segurança da Praça Geraldo Thomé, assinada pelo vereador Rubens Nunes.

O COI é um serviço da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, está instalado no próprio prédio da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, de onde o monitoramento é feito 24 horas por dia pelos GCMs.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024