Durante a 84ª Sessão, a primeira ordinária do ano, a vereadora Inês (MDB) apresentou a
Moção de Apoio nº 53/2023 para que a Prefeitura implemente a Casa de Acolhimento da Mulher Vítima de Violência em Vinhedo. O projeto é focado no acolhimento e assistência às vítimas e aos seus dependentes menores que, sob medidas protetivas, não têm onde ficar.
Este local seria temporário, alinhado às questões jurídicas e poderia oferecer, também, serviços importantes como atendimentos psicológicos, auxílio jurídico, cursos, entre outras ações de acolhimento.
“Essa moção é muito importante, pois demonstra a prática de uma ação de imediato em Vinhedo para atender mulheres vítimas de violência. A implantação de uma Casa de Acolhimento da mulher é fundamental para prestar assistência e segurança”, diz Inês.
A vereadora também pontua que “aos menores de idade, que estão sob medidas protetivas e não tem onde ficar, esse espaço pode oferecer assistência, inclusive jurídica e psicológica”.
“Espero que a Prefeitura possa, também, conversar com cidades vizinhas, como Louveira, Itatiba e Valinhos, para colocar em prática, o quanto antes, uma forma de consórcio intermunicipal, para dividir o custo e agilizar a implantação. Hoje, por exemplo, há a parceria com o Instituto Avon que acolhe mulheres e filhos em hotéis no município”, finaliza.
A moção foi aprovada por unanimidade na 84ª Sessão Ordinária. Todas as proposituras protocoladas na Câmara podem ser encontradas
neste link.