13 ABR 2022
MANUTENÇÃO URBANA
Luiz Vieira reforça necessidade de Lei sobre fiação aérea em Vinhedo
Durante a 52ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda, 11, o vereador Luiz Vieira (PDT) se pronunciou a respeito da fiação aérea em Vinhedo durante sua explicação pessoal. De acordo com o parlamentar, o problema merece atenção, pois, entre outros motivos, “na terça-feira, 05, uma motociclista se enroscou em fios soltos de um poste na Rua 9 de Julho e acabou caindo e se machucando”.

Na ocasião, Luiz Vieira comentou sobre a tramitação de PL que tratava sobre o tema. “A bancada do PDT Vinhedo protocolou o Projeto de Lei nº 67/2021, em que propusemos a padronização, alinhamento e identificação da fiação aérea, além da retirada dos fios que muitas vezes ficam pendurados, amarrados em árvores e em portões, dificultando a locomoção de pedestres e motoristas. Tal PL foi aprovado em dois turnos em uma votação apertada na Câmara. Porém, recebeu veto integral do Prefeito, que foi acatado pela maioria dos vereadores, inclusive por aqueles que foram a favor do Projeto no primeiro momento. E, até então, não foi apresentado um PL de iniciativa do Poder Executivo para resolver de uma vez por todas essa questão”, explicou o vereador.

Além de mencionar a queda ocasionada pelos fios da motociclista em Vinhedo, o parlamentar citou outros acidentes causados por fiação aérea. “Em 2019, um motoboy sofreu um acidente com cabos de uma empresa de telecomunicações que foram deixados em uma via pública de Campinas. O acidente foi tão grave que ele teve uma perna amputada e sofreu uma série de fraturas. Também em Campinas, um idoso caiu da moto e faleceu dias depois”.

Segundo o vereador, outras cidades de São Paulo também aprovaram projetos semelhantes, como “Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Ribeirão Pires e Tupã, que inclusive é uma cidade com população menor que a de Vinhedo”. “Para nos amparar juridicamente, temos a Lei Federal nº 9.472/1997, que reforça a relevância de um dispositivo de lei municipal no que tange à ordenação de cabos e outros equipamentos relacionados ao serviço de telecomunicações”, complementou o parlamentar.

“Deixo aqui mais um apelo público para que esse Projeto seja encaminhado à Câmara e, que possamos aprová-lo da melhor maneira possível, a fim de que consigamos dar um final feliz para essa história”, concluiu Luiz Vieira.

Todas as falas da 52ª Sessão Ordinária estão disponíveis no YouTube. Basta clicar neste link.

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)
Luiz Vieira