17 JUN 2021
Inês da Saúde apresenta Moção de Aplausos à montanhista brasileira Aretha Duarte, que chegou ao pico do Everest

A vereadora Inês da Saúde (MDB) apresentou nesta semana uma Moção de Aplausos à empreendedora social e montanhista brasileira Aretha Duarte, por ter se tornado a primeira mulher preta latino-americana a chegar ao topo da maior montanha do mundo, o pico do Everest (8.848 metros).

O exemplo da montanhista e empreendedora social é, para a vereadora Inês, uma demonstração de que os desafios podem ser superados por todos, e que precisamos acreditar em nossos talentos e capacidade para atingir os objetivos. "A Aretha representa cada ser humano que se supera, que busca alcançar seus objetivos e prova, sim, que tudo é possível com planejamento, ação e eficiência".

Aretha Duarte é empreendedora social e montanhista. Com 37 anos, de catadora de recicláveis, tornou-se atleta e chegou ao topo do mundo, entre o seleto grupo de 25 brasileiros que registraram este feito, sendo cinco mulheres, e com ela sendo a 1ª mulher preta latino-americana a selar esta conquista. Aretha nasceu e cresceu no Jardim Capivari, periferia de Campinas, onde a família mora até hoje. Ela foi a única da família a concluir o ensino superior. Durante a faculdade de Educação Física conheceu o montanhismo.

Desde 2011, Aretha trabalha como guia de escalada, e já levou clientes para algumas das maiores montanhas do mundo, como o Aconcágua, na Argentina, e o Kilimanjaro, na Tanzânia. Como montanhista, ativista ambiental e empreendedora social, Aretha não só realizou um sonho, mas tem na sua história de vida um exemplo de luta e perseverança.

Fonte: Gabinete da vereadora Inês (MDB)
Inês Diogo