08 ABR 2021
Vereador Val Souza solicita providencias para a entrega de 54 unidades Habitacionais

O vereador Val Souza (Republicanos), que já foi Secretário de Habitação e acompanhou desde o inicio o programa de moradias da cidade, apresentou a indicação de nº 510/2021, solicitando à Prefeitura que tome as devidas providencias para agilizar a entrega dos 54 apartamentos aos munícipes contemplados em sorteio realizado pela CDHU em 10 de agosto de 2020.

Os sorteados no empreendimento da CDHU estão desde o mês de agosto de 2020 apresentando a documentação exigida, e até o presente não obtiveram nenhuma resposta concreta, nem previsão de chamamento para assinatura do contrato de aquisição dos apartamentos. Essa demora tem causado a cobrança para que sejam concluídos os cadastros junto às instituições financeiras e governamentais.

“O munícipe sorteado necessita se programar para sair do aluguel, que está cada dia mais alto na cidade de Vinhedo. Sem data para entrega dos apartamentos não há como programar o encerramento do contrato entre locatário e locador. O período de pandemia do Covid-19 tem diminuído a renda do cidadão e grande parte dos vencimentos gastos com pagamento de aluguel, poderia muito bem já estar sendo gastos em outras necessidades básicas do dia-dia da família”, salienta Val Souza.

Dos 150 unidades construídas, 96 foram entregues em 09 de novembro de 2020, deixando esperançosos os demais 54 contemplados que aguardam sua vez para pegar a chave da casa própria.

“Vários munícipes me enviaram mensagens relatando esse problema que se arrasta há aproximadamente oito meses. Esses cidadãos seguem e altas taxas à Caixa Econômica Federal sem tomar posse do bem”, explica o vereador.

No geral, os munícipes destacam as dificuldades com manutenção do aluguel; a perda de validade de documentos juntos aos cartórios, o que necessitaria pagamento de novas taxas; e falta de respostas às reclamações ou mesmo previsão de entrega por parte da CDHU.

“Entendo que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação, deve procurar estar mais próxima dessas pessoas e, junto com a CDHU, buscar soluções a esse problema e realizar de vez o sonho dessas famílias”, afirma o parlamentar.

A CDHU tem como objetivo entregar os 54 apartamentos de uma só vez, o que prejudica os munícipes contemplados que já tiveram o seu crédito aprovado junto aos agentes financeiros.

“Sugiro que a Prefeitura de Vinhedo cobre da CDHU a entrega das chaves para os contemplados que já tiveram o seu crédito aprovado junto ao seu agente financeiro, e que não aguarde a liberação dos que ainda estão em análise de créditos pelos bancos, pois nesse momento tão difícil que estamos vivendo por conta da pandemia, em que as pessoas estão passando necessidades, é importante que se diminuam as burocracias para facilitar a vida do povo”, concluiu Val Souza.

Fonte: Gabinete do vereador Val Souza (Republicanos)
Val Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024