Promulgada em 2011 e mantida até os dias atuais, a Resolução 5/2011 instituiu a “Câmara Verde”, um programa que compreende ações concretas visando realizar e orientar práticas em favor do melhor aproveitamento de materiais utilizados nos serviços da Câmara de Vinhedo e dos resíduos decorrentes da referida utilização, bem como, na preservação do meio ambiente.
Desenvolvida ao longo dos anos desde a promulgação, a Resolução 5/2011 proporcionou a criação de hábitos comportamentais com enfoque ambiental entre os colaboradores na Casa de Leis vinhedense. Entre as várias práticas eficientes, está a adoção de coleta e destinação de resíduos, instalação de lâmpadas econômicas, sensores de presença e a captação e utilização da água de chuva.
A Câmara de Vinhedo também estimula a adoção de atitudes e procedimentos que levam ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, envolvendo os servidores com medidas como o consumo sustentável e redução de custos.
Entre as ações desta gestão eficiente, está incluído o sistema de reuso da água composto por dois reservatórios, que juntos permitem o armazenamento de 25 mil litros de água, incluindo água captada de chuva, que é reaproveitada na descarga dos banheiros. A Casa de Leis também possui nos banheiros torneiras de pressão e caixas de descarga com válvulas que permitem duplo acionamento.
Além da contribuição com o meio ambiente, a captação da água de chuva, reutilização da água e utilização de torneiras de pressão, lâmpadas econômicas e sensores de presença permitem que o programa “Câmara Verde” conquiste outra importante vitória: a economia aos cofres públicos.
Para conhecer mais sobre a Resolução 5/2011 que instituiu a “Câmara Verde”, acesse o site do Legislativo vinhedense, selecione “Atividades Legislativas” e faça a busca em “Proposituras”. A exemplo de todas as leis, projetos e demais proposituras tramitadas na Casa de Leis, a Resolução 5/2011 promulgada em outubro de 2011 está disponível para leitura e download.