16 AGO 2023
CONHEÇA A CÂMARA - VISITA MONITORADA
Jovens Aprendizes da AVEHA visitam a Câmara de Vinhedo
Nesta quarta (16), a Câmara recebeu os jovens aprendizes da Associação Vinhedense de Educação do Homem de Amanhã (AVEHA) para a palestra ‘Poderes Constituídos e Sociedade de Informação’, feita pelos servidores, sobre os Três Poderes, com foco no Legislativo, e sobre o funcionamento da Câmara Municipal. Estiveram presentes na apresentação o presidente da Casa, vereador Paulinho Palmeira (PODE), e a vice-presidente, vereadora Inês (MDB), responsável pela interlocução entre a AVEHA e a Câmara para que a visita fosse realizada.

Na apresentação, os servidores falaram sobre o funcionamento administrativo da Câmara aos jovens que se preparam para construir uma carreira no mercado de trabalho. Além disso, eles também aprenderam sobre a divisão entre Executivo, Legislativo e Judiciário, o papel dos vereadores, o exercício da cidadania e sobre a atual sociedade da informação.

“Eu comecei como vocês, como jovem aprendiz, que na época chamava “guardinha”. Aproveitem todas as informações que receberem. Conhecimento ninguém tira de vocês. Cumprimento todos pela disposição de estarem aqui, trabalhando e se esforçando. Vocês são o futuro da nossa cidade”, disse o presidente Paulinho.

Para a vereadora Inês, “foi uma verdadeira satisfação receber os jovens da AVEHA e testemunhar o genuíno interesse e a interação demonstrados por eles. A participação dos jovens é essencial para um futuro democrático. Essa interação promove aprendizado sobre a democracia e estimula futuros líderes cívicos. Aproveito para ressaltar que escolas e grupos que tenham interesse em conhecer a Câmara, podem agendar visitas para sessões informativas e tours”.

A visita foi dividida em dois grupos: um pela manhã, com 10 jovens, e outro à tarde, com cerca de 60. Ao final das apresentações, as duas turmas conheceram as instalações da Câmara e puderam conferir as fotos históricas expostas nas paredes da Casa.

Mais fotos da visita estão disponíveis neste link.

AVEHA

A Associação Vinhedense de Educação do Homem de Amanhã (AVEHA) é uma Organizações da Sociedade Civil (OSC) cuja atuação tem como principal finalidade a capacitação para o trabalho de jovens vinhedenses e sua inserção no mercado de trabalho, através do encaminhamento às empresas privadas de Vinhedo. A entidade sempre teve como objetivo amparar jovens e famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente pela falta de renda, o que acarreta diferenças sociais. As informações são do site da organização.

Conheça a Câmara

O programa ‘Conheça a Câmara’ é uma iniciativa do Poder Legislativo Municipal de Vinhedo desenvolvida para auxiliar professores e educadores que buscam estimular a participação popular em seus alunos.

Visitando a Câmara, professores e alunos assistem uma apresentação sobre os Poderes Constituídos e recebem orientações sobre as funções e ferramentas de trabalho dos vereadores, assim como sobre as etapas até a elaboração de uma lei municipal.

Escolas e professores interessados em apresentar o Legislativo de Vinhedo aos alunos podem entrar em contato preenchendo o formulário desse link. Quem preferir, também pode fazer agendamento ou solicitar mais informações pelo telefone 3826.7700 ou pelo e-mail chefia.gabinete@camaravinhedo.sp.gov.br

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
Inês Diogo