22 JUN 2023
LEGISLATIVO
Câmara investe em curso de Cerimonial Legislativo para servidores públicos
Na última quarta-feira (21), os servidores da Câmara participaram do curso “Formação para Cerimonial Legislativo” no plenário da Casa. O curso foi ministrado pela professora Cecília de Arruda e Fátima Alves, cerimonialistas e mestres de cerimônia da Câmara Municipal de São Paulo. O evento também contou com a abertura do jornalista e fundador do projeto Pro Legislativo, Sérgio Lerrer.

No curso, as professoras abordaram temas como os diferentes tipos de cerimonial e eventos –  sobretudo cerimonial público –, disponibilizaram exemplares do manual “Normas do Cerimonial Público Brasileiro”, de autoria do consultor de cerimonial público na Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlos Takahashi, e ainda compartilharam experiências de mais de 30 anos de trabalho com cerimonial.

Para Cecília, o que diferencia o cerimonial de uma instituição pública de cidade de pequeno porte para uma cidade de grande porte ou pro nível estadual ou federal é apenas a proporção do público. A técnica, a relação com as autoridades e a responsabilidade são semelhantes.

A formação proporcionada pela Casa visa o aperfeiçoamento técnico dos membros da Equipe de Cerimonial da Câmara de Vinhedo. Anualmente, a Casa realiza sessões solenes para a entrega de títulos honoríficos em homenagem a cidadãos de destaque na cidade. Outra sessão proeminente sediada no Legislativo municipal, ao menos uma vez por ano, é a Sessão Ordinária da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que reúne vereadores das cidades da região para discussão de pautas locais.

Mais informações sobre as sessões solenes estão disponíveis neste link.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo