28 JUL 2022
Equipe do IBGE visita Câmara de Vinhedo, anuncia vagas para recenseador e início do censo demográfico no município
Nesta quinta-feira, 28, o presidente Nilton Braghetto (PTB) recebeu a visita de parte da equipe do IBGE que atuará no censo demográfico em Vinhedo. Durante a visita, Gilberto Fontolan Costa, Coordenador de Área do IBGE, explicou que ainda há vagas para recenseador no município e que em 1º de agosto terá início o trabalho do censo.

“Temos uma equipe de recenseadores já contratada e treinada, mas o ideal para Vinhedo é um número maior de pessoas atuando, por isso, estamos com um processo de seleção simplificada aberto e os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira, dia 1”, comenta Gilberto Fontolan Costa.

Segundo o coordenador, o trabalho dos recenseadores acontece simultaneamente em todos os municípios do Brasil e seguirá um roteiro preestabelecido. Na maioria das entrevistas a conversa será rápida, cerca de cinco minutos de duração. Essa conversa pode ocorrer no portão da residência, sem a necessidade de receber o recenseador em casa.

Gilberto Fontolan Costa completa explicando que as informações fornecidas aos recenseadores são sigilosas e que para conseguir encontrar os moradores em casa podem ocorrer visitas após as 18h ou aos sábados e domingos.

“Precisamos da colaboração da população para que as pessoas que estão trabalhando possam cumprir o cronograma. É um trabalho importante que permite conhecer com precisão a população residente em nossa cidade e, ainda, fornece dados que servirão para o planejamento, execução e acompanhamento de políticas públicas em Educação, Esporte, Segurança e muitas outras áreas”, comenta o presidente da Câmara, Nilton Braghetto.

Como identificar o recenseador

Todos os recenseadores estarão identificados com colete, crachá de identificação (com foto, nome completo e QR-Code) e carregarão um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular) onde serão registradas todas as informações coletadas. Esses profissionais também seguirão o protocolo sanitário necessário contra a Covid-19: máscara, higienização das mãos/álcool gel e distanciamento social.

Vagas para recenseador em Vinhedo

Há vagas disponíveis para atuar como Agente Censitário e Recenseador em Vinhedo. A oportunidade é para pessoas com 18 anos ou mais e ensino fundamental completo. Os recenseadores trabalharão cerca de 3 meses e terão remuneração calculada conforme produção.

Interessados podem obter informações através do edital disponível em https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/34485-2022-14-recenseador.html

No link há uma ficha que, depois de preenchida, deve ser entregue no Posto do IBGE em Vinhedo, localizado na Rua Monteiro de Barros, 101. A unidade tem atendimento de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.

Censo Demográfico

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realiza a cada dez anos o Censo Demográfico, principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. Segundo o instituto, o Censo Demográfico brasileiro é uma das mais complexas operações estatísticas realizadas no mundo. Este ano, a estimativa é de que sejam visitados 89 milhões de endereços em todo o país.

Para realizar a entrevista, os recenseadores deverão contatar todos os domicílios da sua área de trabalho, visando entrevistar os moradores. Todos os dados coletados serão guardados criptografados após a coleta domiciliar e transmitidos diretamente para os data centers do IBGE, garantindo a confidencialidade da informação.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024