01 ABR 2022
Parlamento da RMC discute sobre infraestrutura e mobilidade urbana no plenário da Câmara de Vinhedo
Nesta sexta-feira, 01, a Câmara Municipal recebeu o Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no plenário para a realização de Sessão Ordinária do grupo. Na ocasião, os parlamentares discutiram sobre medidas sociais, de infraestrutura e mobilidade urbana que podem ser executadas entre as cidades da região.

A reunião foi presidida pelo Presidente da Associação do Parlamento RMC e presidente da Câmara de Campinas, José Carlos Silva. Também fizeram parte da mesa diretiva os anfitriões de Vinhedo: Nilton Atílio Braghetto, que é 2º Tesoureiro da Associação do Parlamento e presidente da Câmara de Vinhedo, e o Dr. Dario Pacheco, prefeito da cidade; e o 1º Secretário da Associação do Parlamento e presidente da Câmara de Paulínia, Fábio Valadão.

Também participaram do evento os parlamentares José Pedro de Jesus Paes, presidente da Câmara de Artur Nogueira; Mauro Sérgio de Oliveira, presidente da Câmara de Holambra; Tomás Federicci, presidente da Câmara de Morungaba; Franklin Duarte de Lima, presidente da Câmara de Valinhos; Afonso Lopes da Silva, presidente da Câmara de Jaguariúna; Renato Trevenzolli, presidente da Câmara de Cosmópolis; Ailton Fumachi, presidente da Câmara de Itatiba; e Kátia Ferrari, vereadora da Câmara de Santa Bárbara D’Oeste.

“Esta união de parlamentares é fundamental para que nossas cidades possam dialogar sobre as dificuldades, trocar ideias e ajudar nossa gente a encontrar meios para tornar nossa região ainda melhor para todos”, declarou o presidente Nilton Braghetto, que também ressaltou que “é uma honra para a Câmara de Vinhedo sediar a Reunião do Parlamento RMC”.

Os vereadores de Vinhedo Luiz Vieira (PDT), Mazinho (PSC), Pastor Léo Fernandes (PTB), Paulinho Palmeira (PODE), Rubens Nunes (PODE), Tiago de Paula (MDB) e Val Souza (Republicanos) também estiveram na Câmara para prestigiar a reunião.

Pautas Locais

Durante a Sessão, o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, levantou pautas acerca da mobilidade entre as cidades da RMC. Segundo o chefe do Poder Executivo Municipal, a execução da “duplicação da rodovia Miguel Melhado Campos é muito importante porque, a partir dela, temos acesso ao bairro do outro lado da Anhanguera, que tem mais de 30 mil habitantes. Muitas pessoas sofrem acidentes no acesso à rodovia, tivemos muitas mortes ali que poderiam ser evitadas.”, explicou o vereador.

A saúde também foi um tema abordado pelo Dr. Dario. “Um dos grandes desafios é a alta complexidade da fila da Unicamp, que é interminável. São três, cinco anos para fazer um procedimento. Então, nós precisamos de um hospital. Temos o projeto do Hospital Metropolitano, com mais 400 leitos para a nossa RMC. Nesse projeto, eu acho que nós temos que caminhar juntos, e os vereadores tem um papel muito importante, porque são os senhores que estão com a população”, pontuou o prefeito.

Na tribuna, Luiz Vieira aproveitou a ocasião para propor a criação de uma comissão metropolitana para trabalhar com temas relativos à mudança climática. O vereador também sugeriu que o Parlamento elabore proposta de extensão da linha do Trem Intercidades (TIC) para que abranja mais cidades da RMC. “Faço também esse apelo porque acho que infraestrutura é o fio condutor. Pode nos ajudar a trazer empregos e gerar riquezas para a nossa região metropolitana”, declarou o parlamentar.

Na tribuna, o vereador Tiago de Paula destacou a importância da instituição do Selo de Inspeção Municipal para credenciar e qualificar produtores de charcutarias. “Por conta da falta de credenciação, o produtor não consegue comercializar o seu produto fora de Vinhedo. Mas, se a gente implanta esse selo somente em Vinhedo, isso não resolveria a situação. Nós levamos a proposta para a Agemcamp para que nós pudéssemos implantar esse selo de forma consorciada. Todos os municípios custeariam uma estrutura regional para atender uma demanda de todos”, explicou.

A gravação da íntegra da reunião pode ser acessada no canal do YouTube da Câmara. Basta acessar este link.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024