02 JUN 2021
Vereador Rubens Nunes ressalta importância de ação da Prefeitura para retirada de carros abandonados das ruas

Medida foi solicitada pelo parlamentar em março, por meio de Moção de Apelo enviada ao prefeito Dario Pacheco

Na última semana, a Prefeitura de Vinhedo anunciou ação para retirada dos veículos abandonados nas ruas do município. O vereador Rubens Nunes (PODE), que havia apresentado Moção de Apelo ao prefeito Dario Pacheco em março,  solicitando que algo fosse feito neste sentido, elogiou a medida, uma vez esse problema coloca em risco a saúde pública e mesmo a segurança dos moradores, principalmente das crianças.

“São inúmeros veículos abandonados pela cidade, muitos deles totalmente sucateados. Isso é motivo de grande preocupação para a vizinhança, afinal, um carro desses pode servir de foco de infestação de mosquitos transmissores de doenças, e até ser usado como esconderijo para assaltantes. Além disso, crianças podem se machucar brincando no entorno ou até mesmo dentro desses veículos”, alertou o vereador Rubens Nunes.

A Prefeitura informou que vai notificar proprietários para que retirem veículos abandonados em vias públicas. Eles terão sete dias para fazer a remoção depois de serem notificados e, caso não cumpram o prazo, poderão ser multados. A medida está prevista no Código de Posturas Municipais para a manutenção da limpeza e higiene da cidade.

A fiscalização dos automóveis abandonados será feita pela Secretaria de Transportes e Defesa Social de Vinhedo, conforme o Decreto 132, publicado na edição da última quinta-feira, 27, do Boletim Municipal.

Ainda de acordo com a Prefeitura, fiscais do Departamento de Trânsito vão intensificar a fiscalização para localizar esses veículos e acionar os proprietários. Os moradores também podem denunciar carros abandonados na Secretaria pelo telefone 3826-7699.

O secretário explica que, ao identificar veículos em situação de abandono, fiscais do Departamento de Trânsito vão colar um adesivo no carro, indicando que o proprietário tem sete dias para removê-lo da via pública. Caso a remoção não seja feita no prazo, o dono será multado. Mesmo depois de receber a multa, o proprietário ainda deverá retirar o veículo da rua.

“Isso faz parte do trabalho de cuidado com a cidade. Muitas vezes o proprietário não encontra uma peça, ou às vezes tem problema de documentação, mas isso não é justificativa para deixar um veículo ser transformando em sucata em via pública. A Prefeitura precisa agir”, concluiu o parlamentar.

Fonte: Gabinete do vereador Rubens Nunes (PODE)
Rubens Nunes
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024