Na manhã dessa quarta-feira, 24, os vereadores Edson PC (PDT) e Rodrigo Paixão (REDE) receberam na sala de reuniões da Câmara de Vinhedo a consultora institucional da Vivo, Débora Moreira Matos, responsável pelas áreas de DDD 019 (região de Campinas e Piracicaba) e 015 (região de Sorocaba), para tratar de alguns problemas registrados na prestação de serviços da operadora em Vinhedo.
Ainda no final de 2016, em viagem à Brasília, Rodrigo Paixão encaminhou à Anatel uma série de reclamações registradas pela população vinhedense acerca dos serviços de telefonia fixa, móvel, internet e internet banda larga em Vinhedo. A agência reguladora, por sua vez, elaborou um relatório com os padrões de qualidade exigidos às operadas e com um relatório das reclamações em Vinhedo, que foi encaminhado a Vivo para que tomasse as devidas providências.
Logo no início da reunião, Débora Matos esclareceu que a Vivo é concessionária apenas do serviço de voz, ou seja, de telefonia fixa e móvel, sendo os demais serviços, como banda larga, oferecidos apenas sob autorização da Anatel, portanto, não sendo obrigada a oferecer os serviços não inclusos em concessão a todas as regiões da cidade, o que justifica a má qualidade da internet banda larga em alguns bairros. Como explicou a consultora, o serviço de banda larga só funciona com qualidade até um raio de 3 km da rede central de distribuição. Vinhedo possui redes centrais instaladas em diferentes pontos da cidade, como o Centro, Vista Alegre e Caixa D´Água, porém alguns bairros ainda estão distantes da distribuição, como o Vida Nova I e Altos do Morumbi, onde o registro de reclamações sobre o sérvio de banda larga é constante.
De todo modo, para análise dos reais problemas apontados pela população, Débora Matos pede aos vereadores que registrem a latitude e longitude das ruas em que o serviço tem sido falho, pois permite análise técnica mais precisa.
Com relação aos cabeamentos soltos em diferentes ruas do Jardim Von Zuben, a operadora já retirou os materiais, e agora aguarda aprovação financeira para manutenção da rede no bairro, o que deve levar cerca de 60 dias.
“A conversa foi importante para esclarecermos algumas dúvidas sobre a prestação de serviços e saber como e a quem recorrer quando forem registrados novos problemas. A telefonia e os serviços de internet são essenciais, portanto é preciso manter uma fiscalização constante para garantir o adequado atendimento à população”, afirmaram os parlamentares.
TV Câmara
Um último questionamento de Rodrigo Paixão e Edson PC foi sobre a disponibilização de um canal, por parte das operadoras de TV a cabo, como a Vivo, para uso do Poder Legislativo. O serviço é previsto no inciso X do artigo 32 da Lei Federal 12.485 de 2011, e já foi adotado por cidades vizinhas como Campinas, Valinhos e Louveira.
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Fonte: Gabinete dos vereadores Edson PC (PDT) e Rodrigo Paixão (REDE)