05 JAN 2023
CIDADANIA
IBGE
Vinhedenses que não responderam ao Censo 2022 podem solicitar participação por meio do “Disque-censo”
O IBGE lançou o “Disque-censo” paraque cidadãos que ainda não responderam ao Censo 2022 participem da pesquisa. A nova ferramenta funciona via ligação. Basta ligar gratuitamente para o número 137 e solicitar a visitade um recenseador. O Disque-censo funciona de segunda a domingo, das 8h às 21h30. O agendamento da entrevista por ligação pode ser feito até o final de janeiro.

Disque Censo
Ao discar o número "137", o usuário deve responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, assim confirmando se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado. Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo, o representante do IBGE agendará uma visita.

A entrevista só pode ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

Censo Demográfico
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a cada dez anos o Censo Demográfico, principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população brasileira. Segundo o instituto, o Censo Demográfico é uma das mais complexas operações estatísticas realizadas no mundo. Este ano, a estimativa é de que sejam visitados 89 milhões de endereços em todo o país. O Censo de 2022 está sendo realizado desde 1º de agosto de 2022.
Em julho do ano passado, parte da equipe do IBGE visitou a Câmara de Vinhedo para divulgar o trabalho do Censo 2022. Na ocasião, Gilberto Fontolan Costa, coordenador de Área do IBGE, explicou que, na maioria das entrevistas, a conversa é rápida, cerca de cinco minutos de duração. Essa conversa pode ocorrer no portão da residência, sem a necessidade de receber o recenseador em casa.

Mais informações sobre o Disque-censo estão disponíveis neste link: https://censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo.html

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo em parceria com a Prefeitura de Vinhedo