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Etapas Concluídas - Parlamento Jovem 2023
Etapas Concluídas - Parlamento Jovem 2023
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1. COMO PARTICIPAR:
- Adesão da escola até final de ABRIL

Clique aqui para acessar a cartilha da escola

O programa é destinado a estudantes de 9ºano do Ensino Fundamental, de todas as escolas de Vinhedo - públicas e particulares.
Para participar é necessário que a escola realize a adesão ao projeto da Câmara, através do formulário disponível no rodapé desta página, até o final do mês de abril.
No ato da adesão, a escola deverá fornecer os dados dos professores responsáveis pelo programa na escola, número de turmas de 9º ano, de alunos e fará um PRÉVIO AGENDAMENTO para receber a Palestra “Poderes Constituídos, Cidadania e Sociedade de Informação”, além de indicar o(s) representante(s) (presidente e/ou membros do grêmio, ou de classe, se houver) que representarão a escola nas etapas que serão realizadas na Câmara Municipal


2. INSCRIÇÃO DE ALUNOS (9º ano):
Clique aqui para acessar a ficha de inscrição de alunos
  • Todos os alunos participantes do 9º ano devem preencher a ficha de inscrição de forma completa, incluindo dados da escola e o “Termo de Ciência e Autorização de Uso de Imagem” (a ser assinado pelo pai, mãe ou responsável legal); -  As fichas de inscrição devem ser entregues aos professores, que encaminharão as inscrições (anexada ao texto/ proposta de cada um dos alunos) para a coordenação da unidade escolar.
  • Todas as escolas participantes devem eleger um aluno para representar a instituição no Parlamento Jovem, assim como um suplente.
  • Escolas que tenham constituído o grêmio estudantil (ou representação similar eleita de forma democrática) podem considerar o presidente e vice-presidente do grêmio como representantes da unidade educacional – desde que sejam alunos devidamente matriculados no 9.º anos do Ensino Fundamental.

3. PALESTRAS NAS ESCOLAS:
- Realizar agendamento para MAIO

Câmara realiza palestra sobre os Poderes Constituídos em cada uma das escolas participantes, para todos os alunos de 9º anos. As palestras nas escolas serão realizadas em maio, conforme cronograma estabelecido para cada unidade, previamente agendado através do formulário de adesão.

4.  ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS (PROPOSITURAS) - FASE ATUAL:
Todos os alunos inscritos devem pesquisar, discutir e redigir propostas para Projetos de Leis e/ou Indicações. A elaboração destas propostas serão realizadas com o apoio do(s) professor(es) responsável(is) pelo programa na escola.
Concluídas as redações / propostas, os alunos de cada sala de aula decidirão as melhores propostas entre todas aquelas da própria turma/sala. Após a seleção, a sala poderá propor melhorias nas propostas selecionadas, modificando-as e completando-as se assim for o voto da maioria dos alunos.
A cartilha Conheça a Câmara pode servir como material de apoio para essa fase. Clique aqui para acessá-la.


5. ENVIO DAS PROPOSTAS (ATIVIDADES ON-LINE)
- Envio até o final de AGOSTO

As melhores propostas, escolhidas democraticamente, deverão ser enviadas por meio de um formulário eletrônico disponível ao final da página. A atividade on-line deve ser realizada pelos Jovens Parlamentares escolhidos, presidente e seu suplente. A atividade on-line deverá ser realizada até o dia 31 de agosto.


6. OFICINA LEGISLATIVA NA CÂMARA
Jovens Parlamentares e educadores envolvidos participarão de um dia com atividades na Câmara:
  • Explicação sobre Redação Legislativa
  • Redação dos Projetos de Lei
  • Simulação da Sessão Jovem Parlamentar
Horário previsto: das 8h30 às 16h30 | Mais detalhes serão informados no início do 2º semestre.

7. VISITA À ALESP
A Câmara organizará visita dos Jovens Parlamentares e educadores envolvidos à ALESP - Assembleia Legislativa de São Paulo e o edifício-sede do Governo de SP, o Palácio dos Bandeirantes.

8. SESSÕES DO PARLAMENTO JOVEM NA CÂMARA:
Datas previstas: 27/09 e 28/09


 
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