02 SET 2022
SESSÃO SOLENE
Câmara homenageia cidadãos de destaque em Sessões Solenes
A Câmara Municipal de Vinhedo realizou, nessa quarta, 31, e quinta, 01, a 5ª e a 6ª Sessões Solenes da 18º Legislatura no Teatro Municipal “Sylvia de Alencar Matheus”. Nas cerimônias, diversos cidadãos e cidadãs de Vinhedo foram homenageados pelo papel e contribuição de destaque que exercem no município. As homenagens são referentes a títulos de projetos apresentados neste ano.

A Mesa Diretiva da Solenidade foi composta pelo presidente da Casa, Nilton Braghetto (PTB); o 1º secretário, Rodrigo Luglio; o 2º secretário, Mazinho (PSC); e o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco (PTB).

Segundo o presidente Nilton Braghetto, as homenagens são “singelas perto da grandeza daqueles que realizam boas ações para nossa comunidade. Se temos nesta Solenidade vários homenageados, é porque há muito o que ser valorizado em nossa cidade – afinal, Vinhedo é um município diferenciado sobretudo por reunir pessoas que prestaram e seguem prestando relevantes serviços à nossa comunidade”.

Considerando todas as honrarias concedidas pelos treze parlamentares neste ano, 174 cidadãos e cidadãs de Vinhedo foram homenageados.  A gravação das Sessões Solenes estão disponíveis no canal da Câmara no Youtube. Clique nos links para acessar: 5ª Sessão Solene e 6ª Sessão Solene. Já as proposituras referentes aos títulos podem ser encontradas no site da Câmara.

Títulos e homenageados

A Câmara de Vinhedo possui dezenove categorias de títulos honoríficos. A concessão de cada honraria é feita por meio da propositura de Projeto de Decreto Legislativo que, após tramitação pela Casa, passa por votação em plenário e, somente com aprovação dos vereadores e vereadores em sessão, é de fato concedida ao homenageado.

Abaixo, a lista completa dos títulos.

Medalha Ayrton Senna da Silva: destinada às pessoas e instituições que tenham prestado relevantes serviços cívicos, culturais, artísticos, científicos, literário, econômicos ou desportivos para o Município.

Medalha Dr. Abrahão Aun: homenagem a todos os jovens até os trinta anos de idade que, radicado no território do Município, tenha se destacado notoriamente em qualquer atividade intelectual, científica, artística ou profissional, elevando o nome desta cidade.

Medalha Ferdinando Canella: título dedicado aos artistas que se destacam na música instrumental, canto lírico ou popular e composição.

Medalha Machado de Assis: destinada aos alunos da rede de ensino municipal e particular do de Vinhedo que se destacam com a média geral de notas, frequência e disciplina, apurada no aproveitamento escolar, ao final de cada ano letivo.

Ordem do Mérito Benedito Storani: homenagem às pessoas que se destacam no setor empresarial, econômico e financeiro.

Ordem do Mérito Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben: homenagem a quem se destaca no setor literário.

Ordem do Mérito Legislativo Municipal: título destinado a quem presta relevantes serviços ao Município ou se distinguido notoriamente, em qualquer campo da atividade humana, pela contribuição excepcional prestada ao município, à Pátria ou à humanidade, ou mesmo por atos isolados de bravura, heroísmo, abnegação, altruísmo ou filantropia em benefício do próximo. Ou, ainda, que tenha contribuído de forma direta ou indireta para o progresso material, moral, intelectual ou espiritual com o Município de Vinhedo.

Diploma de Mérito Dr. Manoel Matheus Netto: destinado aos profissionais da área da saúde que tenham reconhecidamente prestado serviços relevantes à população.

Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares: destinado às pessoas que mais se destacaram na defesa, na integração social dos membros da comunidade negra de Vinhedo, bem como na difusão da cultura afro-brasileira.

Diploma de Mérito Administrativo: destinado aos servidores públicos civis da administração direta, indireta e autárquica e a empregados de entidades paraestatais municipais, estaduais e federais que, lotados em repartições ou unidades situadas neste Município, nelas houverem merecido reconhecido destaque em serviço.

Diploma do Mérito Ecológico: destinado a pessoas e instituições que tenham reconhecidamente prestado, ao Município, serviço relevante na defesa do ar, da água, do solo, da flora e da fauna locais.

Diploma do Mérito Esportivo: homenagem aos atletas, técnicos e dirigentes esportivos locais que, reconhecidamente, tenham prestado serviço ao esporte no Município.

Diploma do Mérito Policial: destinado ao policial civil, ao policial militar, ao policial rodoviário, ao guarda civil municipal que se destacar no Município por serviço relevante ou por bravura.

Diploma de Reconhecimento: homenagem às entidades que tenham prestado relevantes serviços ao Município.

Funcionário Público Municipal do Ano: homenagem ao servidor que, se destacando com assiduidade e eficiência no exercício de suas funções, tenha reconhecidamente prestado serviços ao Município.

Título Mulher Destaque: outorgado às mulheres que tenham se destacado profissionalmente e socialmente. Honraria com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania.

Título Prêmio de Eficiência: destinado a pessoas, empresas e/ou organizações pelo reconhecimento público dos serviços prestados à causa das pessoas com deficiência.

Título de Cidadão Benemérito: destinado aos cidadãos de Vinhedo que merecem reconhecimento e para quem é digno de honras e aplausos por serviços importantes prestados a sociedade.

Título de Cidadão Vinhedense: destinado àquelas pessoas que não nasceram em Vinhedo, mas que, por causa dos seus feitos, passam a ser considerados cidadãos legítimos da nossa cidade.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo