09 MAI 2024
PROJETO DE LEI
PL de Nayla de Souza sugere Samba de Bumbo e o Grupo Samba de Roda da Dona Aurora como patrimônios imateriais
Nessa terça-feira (07), vereadora Nayla de Souza (REDE) protocolou o Projeto de Lei (PL) n° 38/2024, que declara o Samba de Bumbo e o Grupo Samba de Roda da Dona Aurora como patrimônios imateriais do município de Vinhedo.  Conforme consta no PL, a manifestação artística e cultural “teve sua gênese e desenvolvimento nas fazendas de café do interior paulista no século XIX” e contou, em território vinhedense, com grande incentivo de Aurora Sudário, cidadã nascida no município.

Segundo o projeto, o Samba de Bumbo, também denominado de Samba Rural ou Samba de Roda, mantém suas raízes ativas em Vinhedo. “Em 20 de novembro de 2023, a Prefeitura inaugurou o Monumento ao Samba de Bumbo, executado pelo artista Ruy Sauerbronn, na Praça Aurora Sudário, no bairro Capela”, lembra a vereadora.

De acordo com a parlamentar, Aurora Sudário foi um nome muito forte e presente na comunidade negra da cidade e no desenvolvimento do Samba Rural.

“Benzedeira conhecida, desde a década de 1920, Dona Aurora promoveu e estimulou atividades culturais ligadas à tradição católica em Vinhedo, como procissões, romarias e festas.  Ela nasceu em 8 de março de 1891, no distrito de Rocinha, atual Vinhedo. Faleceu em 9 de dezembro de 1997, aos 106 anos de idade. É Patrimônio Imaterial Vinhedense desde 2009.”, explica Nayla.

Sobre o Samba de Bumbo

Segundo informações do site do Executivo municipal, o Samba de Roda surgiu na Bahia, mas é uma modalidade musical própria da zona rural paulista, criada pelos escravizados durante o Ciclo do Café, na qual são utilizados os instrumentos bumbo, a caixinha e o chocalho.

Todas as proposituras protocoladas pelos vereadores podem ser encontradas no site da Câmara. Basta clicar neste link.

Fonte e texto: gabinete da vereadora Nayla de Souza (REDE)
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024