03 JAN 2024
PROJETO DE LEI
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Emenda impositiva do vereador Luiz Vieira viabiliza implantação da Área Calma em ruas da cidade
O vereador Luiz Vieira (PDT) foi autor da Emenda Impositiva nº 67 ao Projeto de Lei nº 118/2022, no valor de R$ 38 mil, para a implantação da denominada “Área Calma” em vias próximas a escolas municiais, a Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais prédios públicos próximos a grande circulação de automóveis, pedestres e ciclistas. Recentemente, a Prefeitura deu início à implantação dessas áreas, sinalizadas com placas em ruas como a Monteiro de Barros e a Avenida Presidente Castelo Branco, em frente ao Centro Médico, informa o gabinete do parlamentar.

O pedido de implantação das Áreas Calmas também foi feito pelo vereador por meio da Moção nº 280/2022, em abril de 2022. Na ocasião, o parlamentar explica que as “Áreas Calmas são projetadas para melhorar a segurança em vias urbanas, de maneira a reduzir o número e a gravidade dos atropelamentos, fomentar opções de mobilidade urbana sustentáveis, seguras e saudáveis, e garantir que projetos e obras viárias priorizem a segurança de todos os usuários da via, principalmente daqueles mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas”.

Além disso, “de acordo com os exemplos disponíveis no Brasil, os projetos focam, também, a melhoria da caminhabilidade dos pedestres, priorizando o deslocamento a pé sobre os demais modos, estimulando os modais ativos (caminhada e bicicleta) e melhorando a qualidade ambiental e de convívio social, sobremaneira nas adjacências de áreas com grande circulação de pessoas”, afirma.

Todas as proposituras protocoladas na Câmara podem ser encontradas neste link.

Fonte e texto: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)
Luiz Vieira