18 AGO 2023
MOÇÃO DE APELO
Vereadora Nayla pede ampliação e melhorias em programas da Saúde
A vereadora Nayla de Souza (PDT) protocolou a Moção de Apelo nº 828/2023 e a nº 829 referentes ao programa Vinhedo Sangue Bom e à ampliação da vacinação contra o HPV, respectivamente. Na primeira propositura, a parlamentar pede que a Prefeitura realize estudos sobre a possibilidade de o programa ser realizado com periodicidade e em locais fixos, por exemplo, no primeiro sábado de cada mês e em um lugar público predeterminado.

Na segunda, Nayla de Souza pede que o Executivo amplie as faixas etárias de aplicação da vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV). As proposituras estiveram na pauta da 106ª Sessão Ordinária e foram aprovadas por todos os vereadores.

Em relação ao Vinhedo Sangue Bom, a vereadora pontua que a cidade “tem esse ótimo programa em parceria com o Hemocentro da Unicamp para a coleta e doações de sangue. Desta forma, a campanha teria potencial de alcançar ainda mais pessoas, que saberiam de antemão o local e a data correta para realizarem a doação. Que esta importante e exemplar campanha seja fortalecida e disseminada”.

Quanto à vacinação, Nayla de Souza afirma que a medida solicitada poderia “fortalecer ainda mais a imunidade coletiva contra o HPV e impedir tanto a sua disseminação em quanto infecção sexualmente transmissível e IST, quanto o desenvolvimento de doenças causadas por ele. Após tantos anos em que as vacinas foram sistematicamente atacadas, é muito importante que tenhamos mais divulgação e mais disponibilidade, também, retomando a tradição brasileira e vinhedense de altos índices de imunização contra as mais variadas doenças”.

Todas as proposituras protocoladas na Câmara podem ser encontradas neste link.

Fonte: Gabinete da vereadora Nayla de Souza (PDT)