04 MAI 2023
LIMPEZA PÚBLICA
Vereador Rubens Nunes apresenta proposta de modernização do sistema de coleta de lixo no Centro da cidade
O vereador Rubens Nunes (PODE) apresentou na última semana, através da Moção de Apelo 441/23, uma proposta ao Executivo para que proceda estudos para reorganizar e modernizar o sistema de coleta de materiais orgânicos e recicláveis feito por meio de contêineres na região central da cidade.

“Numa pesquisa rápida, verificamos que diversos municípios já evoluíram bastante nesta questão, implantando lixeiras subterrâneas e outros métodos. Além de ocupar menos espaço, as vias públicas e calçadas não são impactadas com sujeira e outros incômodos. O material depositado, seja orgânico ou reciclável, segue direto para um depósito, de onde é retirado com a periodicidade necessária”, destacou o vereador Rubens Nunes.

O parlamentar reconhece, no entanto, que um sistema como esse pode levar um tempo para ser implantado. Desta forma, sugere que, enquanto não ocorre a modernização, que sejam adotadas medidas emergenciais de reorganização, sobretudo a troca desses contêineres, higienização das  caçambas e imediações e ajustes na comunicação visual.

Na propositura, o parlamentar cita alguns municípios que já implantaram coletores subterrâneos, tais como Balneário Camboriú (SC), Itapema (SC), Chapecó (SC), Salvador (BA), Paulínia (SP), Campinas (SP) e Taubaté (SP).

Fonte: Gabinete do vereador Rubens Nunes (PODEMOS)