28 ABR 2023
VAMOS CUIDAR DA NOSSA VINHEDO
Vamos cuidar da nossa Vinhedo: pichação e depredações são atos que devem ser combatidos
O terceiro tema da campanha “Vamos cuidar da nossa Vinhedo” trata da necessidade de combater e conscientizar a respeito da prática de pichação e depredação em espaços públicos.

Para alguns praticantes da pichação, há o entendimento de que se trata de um tipo de manifestação enquanto, para outros, é um tipo de arte, mas é importante destacar que a Lei Federal de Crimes Ambientais estabelece que a pichação é um crime e, não diferente, um ato de vandalismo. Além disso, a danificação voluntária de espaços e recursos públicos viola o direito do uso dos bens comuns e traz prejuízo financeiro à cidade.

A pichação é danosa aos cidadãos como coletividade e individualmente. No primeiro caso, quando feita em patrimônio público, a pichação interfere o aspecto estético e demanda dinheiro público para os reparos. No segundo caso, o direito dos proprietários dos imóveis, de terem suas propriedades preservadas, que pagam seus impostos, é desrespeitado.

Entretanto, é importante enfatizar que, ao contrário do picho, o grafite é uma prática de expressão artística permitida mediante autorização. Diversas cidades contam com grafites em suas principais vias e prédios, inclusive Vinhedo, com a arte na fachada do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus.

No caso da depredação, além de inibir o uso de outras pessoas do bem social, a destruição dos recursos pode contribuir para o aumento de violência – por exemplo, quando a iluminação é danificada –, aumento da poluição e ainda prejudicar a acessibilidade aos espaços abertos na cidade. Outros exemplos são: quando se quebra o vidro de uma escola, quando se danifica um banheiro público e um parquinho de diversões, gerando incalculáveis prejuízos à comunidade.

Enfim, cuidar da nossa Vinhedo é pensar no próximo e manter nossa cidade bonita como é e deve ser.

Caso você testemunhe algum ato de pichação ou depredação do patrimônio público, entre em contato com a Guarda Civil Municipal pelo número 153 para efetuar a denúncia.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo