O vereador Rodrigo Luglio protocolou a
Moção de Apelo nº 169/2023 solicitando à Prefeitura que inclua o medicamento Xarelto (Rivaroxabana) na Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) fornecidos pelo município de Vinhedo.
“Esse medicamento é um anticoagulante que evita trombose, AVCs e diversas situações. É de extrema importância o seu uso para uma rápida recuperação. Muitas pessoas têm nos procurado com essa demanda”, disse Rodrigo Luglio durante a 87ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda (27).
Na moção, o vereador apresenta mais detalhes sobre a ação do medicamento. “O Xarelto é um remédio que contém a substância rivaroxabana na sua composição, que age bloqueando a ação de substâncias que aumentam a coagulação do sangue, sendo indicado para ajudar no tratamento ou para prevenção da formação de coágulos que podem obstruir os vasos sanguíneos e causar AVC, trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, por exemplo”.
“Sabemos que, após a pandemia Covid-19, o número de pessoas acometidas por essas enfermidades vem aumentando e consequentemente a procura por esse medicamento. Com base nesta situação é que fazemos a solicitação, para que conste na tabela da REMUME do município de Vinhedo o fornecimento do medicamento, comprovadamente indispensável a vida do paciente, assegurando às pessoas desprovidas de recursos financeiros o acesso à esta medicação”, justificou.
A moção entrará na pauta da 88ª Sessão Ordinária, que será realizada na próxima segunda-feira, dia 6 de março.