24 FEV 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Vereador Rubens Nunes apresenta proposta inovadora para otimizar efetivo da Guarda Municipal e aumentar a Segurança em Vinhedo
Nos próximos dias o parlamentar encaminhará uma minuta de projeto ao Executivo para viabilizar a proposta

O vereador Rubens Nunes (PODE) apresentou ao Executivo, por meio da Moção de Apelo 23/23, uma proposta inovadora na área da Segurança Pública que tem como objetivo otimizar o efetivo da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, aumentando a quantidade de agentes em atividade, com trabalho estratégico, com foco em áreas consideradas mais críticas e vulneráveis à criminalidade, como setores de concentração de comércio, nas mais diversas regiões da cidade.

“A inspiração desta proposta vem da Operação Delegada, da Polícia Militar. Com esta ação, PMs voluntários, em dias e horários de folga, com a devida remuneração, formam grupos para realizar ações preventivas e ostensivas. A ideia é implantar sistema parecido no âmbito da nossa Guarda Municipal”, destacou o vereador Rubens Nunes.

O parlamentar explicou ainda que tal ação se faz necessária, uma vez que, mesmo com o ingresso recente de mais guardas municipais concursados, o número de agentes ainda não é suficiente para o município, que já ultrapassou a marca de 80 mil habitantes. “O cumprimento de férias e mesmo afastamentos por problemas de saúde ou de outra natureza acabam por reduzir de forma considerável o contingente. Assim, a medida apresentada pode ser uma solução temporária com bom custo benefício”, finalizou.

Para tratar sobre o tema, o vereador se reuniu na tarde desta quinta-feira, 23, com o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana da Prefeitura, Jefferson Torso. O secretário se mostrou otimista quanto à viabilidade da proposta. “Além da propositura que já apresentei, vou encaminhar também uma minuta de projeto para análise do Executivo já nos próximos dias para que a medida seja colocada em prática o mais rápido possível”, concluiu Rubens Nunes.

Fonte: Gabinete do vereador Rubens Nunes (PODEMOS)
Rubens Nunes