Na manhã dessa sexta (24), a Câmara recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para a audiência pública para prestação de contas das atividades do 3º quadrimestre, com a apresentação do relatório de financiamento das ações em saúde e o relatório da produção de serviços da rede assistencial. O segundo quadrimestre corresponde aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2022.
A audiência foi conduzida pelo vereador Rodrigo Luglio, presidente da Comissão de Saúde, Educação, Cultura e Esportes (CSECE), acompanhado dos vereadores Luiz Vieira (PDT), Mazinho, membro da CSECE, e Tiago de Paula (MDB). O secretário municipal de Saúde, Milton Ribolli, foi o responsável por apresentar os dados da pasta durante a audiência.
Na primeira parte da audiência, a Secretaria apresentou os dados referentes aos agendamentos e atendimentos da clínica básica, de especialidades, de urgência e emergência, além do total de casos de doenças epidemiológicas e números do Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar (PAMDa), de atendimentos relacionados à saúde da mulher, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e de outros setores da saúde municipal.
Na clínica básica, que compreende clínico geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia, foram 18.189 atendimentos, que corresponde a quase 77% de aproveitamento dos agendamentos. No segundo quadrimestre de 2022, a taxa foi muito parecida: 78% de aproveitamento. Nas especialidades da Secretaria de Saúde (SESA) e cirúrgicas da Santa Casa, foram 17.761 atendimentos. Já o setor médico de urgência e emergência, que engloba a UPA 24h, o Pronto Atendimento da Capela e Pronto Atendimento da Santa Casa, somam 71.814 atendimentos.
O Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar (PAMDa) – responsável pelo atendimento domiciliar de pacientes adultos com incapacidade funcional provisória ou permanente e pacientes paliativos – realizou 2.701 visitas de especialistas e teve a média de 89 usuários atendidos por mês.
Após a apresentação da primeira parte da audiência, Rodrigo Luglio, presidente da Comissão de Saúde, questionou o que a Secretaria tem feito para amenizar a dificuldade de comunicação com os pacientes para agendamento das consultas.
Em resposta, o Milton Ribolli explicou que a transição de sistema telefônico “agravou essa dificuldade na comunicação com o paciente por conta das diversas ligações”, mas que as três tentativas de ligação da Secretaria de Saúde para o cidadão, que são feitas por padrão, são realizadas mais vezes em casos necessários. “A reivindicação chega através dos canais de ouvidoria, dos vereadores, e a gente vai atendendo e não volta o paciente pra fila. A gente já faz o agendamento por conta dessa dificuldade que ocorreu e resolve pontualmente esse problema. Agora, para resolver em definitivo, a secretaria vem estudando outras formas desse agendamento, outros contatos”.
Relatório Financeiro
Na segunda parte da audiência, a Secretaria de Saúde apresentou os dados referentes às despesas, receitas e investimentos relacionados a recursos humanos, serviços de saúde, assistência hospitalar, despesas administrativas, investimentos e Emendas Impositivas.
Nos serviços de saúde, que englobam a distribuição gratuita de medicamentos, insumos, fraldas e outros, os serviços de atenção básica e de alta e média complexidade e os gastos com Covid-19, o total foi de R$ 4.583.935,59.
Já o investimento em serviços hospitalares foi de R$ 11.149.517,80 e as despesas administrativas somaram R$ 3.338.356,01. As Emendas Impositivas totalizaram R$ 3.805.812,28.
Os relatórios podem ser acessados na íntegra
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A gravação completa da audiência está disponível no YouTube.
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