11 NOV 2022
SAÚDE
Vereador Rubens Nunes destina recursos para a realização de mais de 250 cirurgias de catarata na Rede Municipal de Saúde
O vereador Rubens Nunes (PODE), por meio da Emenda Impositiva nº 40 ao Orçamento Municipal do próximo ano, em tramitação no Legislativo, vai destinar R$ 215.384,61 para a realização de cirurgias de catarata na Rede Municipal de Saúde. Com esses recursos, mais de 250 vinhedenses serão beneficiados com o procedimento.

“A catarata, problema que afeta principalmente a população mais idosa, pode inclusive levar à cegueira. Para muitos, a realização do procedimento cirúrgico significa ter de volta a visão, recuperando a qualidade de vida e bem estar”, destacou o vereador Rubens Nunes, que esteve nesta quarta-feira, 9, com o secretário de Saúde, Milton Ribolli, para tratar do assunto.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa 20 milhões de pessoas.

Emendas impositivas

Por meio das emendas impositivas, os vereadores podem definir a destinação de 1,2% da receita líquida do Município em ações e serviços públicos. É de autoria do vereador Rubens Nunes a legislação que instituiu e regulamentou essas emendas em Vinhedo e que, entre outros avanços, determina que 50% do valor total devem obrigatoriamente ser destinados para a área da Saúde. A regulamentação ocorreu por meio da Emenda à Lei Orgânica 25/2019.

Fonte: Gabinete do vereador Rubens Nunes (PODEMOS)
Rubens Nunes
TAGS: