Por meio da
Moção de Apelo nº 951/2022, o vereador Tiago de Paula (MDB) solicita à Prefeitura a implantação de um dispositivo eletrônico de socorro à mulher, nomeado ‘D.SOS.M’, de acesso gratuito e via aplicativo. O objetivo é o “contato direto às autoridades policiais para combater a ação contra todo tipo de importunação e violência contra a mulher”.
A proposta é que a chamada chegue à Central de Operações da Guarda Municipal para possibilitar “a abordagem no ônibus ou o deslocamento ao local do evento, segundo os protocolos definidos para este tipo de ocorrência”, pontua.
De acordo com Tiago de Paula, “a ideia é criar mecanismo para combater situações de inconveniência de qualquer tipo de importunação ou sexual no transporte público, espaços públicos ou eventos coletivos realizados em Vinhedo”.
“A sugestão é que, para utilizar o botão contra o importuno, seja necessário um cadastro prévio. Uma vez acionado, o dispositivo mostra a localização em tempo real, baseado na localização do celular e no banco de dados do aplicativo. A usuária deve confirmar sua localização e enviar a solicitação”, explica o parlamentar.
A propositura foi aprovada durante a 76ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada em 24 de outubro.
Todas as moções protocoladas pelos vereadores podem ser encontradas no site da Câmara.
Basta clicar neste link.