31 OUT 2022
SERVIDOR PÚBLICO
Câmara investe em seminários de formação para o servidor público
Nos dias 19 de outubro e 26 de outubro, a Câmara de Vinhedo promoveu dois seminários destinados aos servidores públicos da Casa. Os eventos foram realizados na parte pública do Plenário, foram mediados pelo jornalista e fundador do projeto Pro Legislativo, Sérgio Lerrer, e contaram com a participação de servidores do Senado Federal e da Câmara Federal dos Deputados.

Gestão de comunicação da Câmara Municipal e Gabinetes Parlamentares

O primeiro seminário, realizado no dia 19 de outubro, teve o tema “Gestão de Comunicação da Câmara Municipal e Gabinetes Parlamentares”. Na ocasião, participaram ao vivo a diretora de Comunicação do Senado Federal, Érica Ceolin, e a gestora de redes sociais do Senado, Sara Reis.

Sérgio e as palestrantes abordaram temas que envolvem a comunicação do gabinete dos vereadores e o papel da comunicação institucional de órgãos do legislativo, sobretudo das Câmaras Municipais.

Érica Ceolin explicou como funciona o processo de cobertura dos eventos institucionais do Senado, enquanto a Sara compartilhou conhecimento a respeito das técnicas atuais de produção de conteúdo nas redes sociais, também usadas no Senado.

Já o jornalista Sérgio Lerrer destacou a importância de os vereadores investirem em “temas que de relevância social para estabelecerem uma comunicação efetiva com os cidadãos”.

O seminário contou com a participação do presidente Nilton Braghetto, do vereador Luiz Vieira (PDT), vereadora Nayla de Souza (PDT) e vereadores Mazinho (PSC), Val Souza (Republicanos), de assessores parlamentares da Câmara de Vinhedo e outros servidores da Casa.

Servidor público como agente de inovação e dinamização da carreira

O segundo seminário foi realizado nessa quarta (26), teve título “Servidor público como agente de inovação e dinamização da carreira” e contou com a participação do cientista político e servidor da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri.

Cristiano abordou temas relacionados às competências atuais para exercício do trabalho em setores públicos. Segundo ele, quatro ações são essenciais para o servidor público do século XXI: “o desenvolvimento do modelo mental para o design digital, a reformulação de processos de trabalho, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o foco no trabalho que é relevante”.

Neste seminário, estiveram presentes os vereadores Pastor Léo Fernandes (PTB) e Val Souza (Republicanos) e servidores da Casa.

Pro Legislativo

Sergio Lerrer, mediador dos dois seminários, é o responsável pelo Pro Legislativo, iniciativa focada em valorizar o papel do Poder Legislativo em nível municipal, estadual e federal. De acordo com a descrição disponível no site do projeto, o Pro Legislativo “crê na força do Legislativo enquanto ambiente capaz de formar lideranças e acolher a sociedade como um todo, especialmente as minorias, de uma maneira moderna e não demagógica”.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo