05 OUT 2022
INCLUSÃO DIGITAL
Semana da Pessoa Idosa é tema de explicação pessoal do vereador Rodrigo Luglio
Durante a 73ª Sessão Ordinária, na fase de Explicação Pessoal, o vereador Rodrigo Luglio falou a respeito das proposituras que protocolou na Câmara que são relacionadas aos direitos da pessoa idosa. O tema foi abordado devido a Semana da Pessoa Idosa, celebrada nos primeiros dias de outubro.

Entre as proposituras de autoria de Rodrigo Luglio, está a Lei nº 4.062/22, que institui a Semana Municipal de Conscientização aos Idosos contra fraudes e golpes no comércio eletrônico, internet e instituições financeiras, a ser realizada a partir do dia 1° de outubro de cada ano (Dia Internacional do Idoso) e que tem por finalidade a reflexão e a conscientização sobre o tema.

A segunda propositura mencionada foi a Moção nº 190/2022, que solicita à Prefeitura que intensifique as ações de políticas públicas que estimulem a recolocação de idosos em vagas de emprego. “Temos uma preocupação muito grande com o idoso para que se retorne ao mercado de trabalho”, comentou.

“Outra cobrança que fazemos ao Executivo, e que estamos trabalhando também, é o programa de alfabetização digital da terceira idade no município de Vinhedo. Esse processo é para que os idosos aprendam a manusear, a mexer com esse mundo digital, evitando, assim, um monte de situações desagradáveis”, explicou Rodrigo Luglio. Trata-se da Indicação nº 480/2022, que encaminha a minuta do programa à Prefeitura.

Por fim, o vereador abordou a quantidade de vagas de estacionamento para idosos. “Sabemos que tem poucas vagas aqui na região central. E as vagas estão, às vezes, deslocadas. Seriam, então, vagas mais próximas das esquinas, para facilitar a vida dos idosos para que possam vir e fazer os seus deveres e tarefas na região central”.
Fonte: Gabinete do vereador Rodrigo Luglio
04/10/2022