22 SET 2022
HABITAÇÃO
OBRAS PÚBLICAS
Vereadores acompanham assinatura de serviço que prevê construção de 54 moradias sociais em Vinhedo
Na manhã desta quinta (22), o presidente da Câmara, Nilton Braghetto (PTB), e os vereadores Márcio Melle (PSDB), Pastor Léo (PTB), Paulinho Palmeira (PODEMOS) e Rodrigo Luglio acompanharam a assinatura da ordem de serviço para a construção de moradias sociais do CDHU em Vinhedo.  O evento foi conduzido pelo prefeito Dr. Dario Pacheco (PTB) e contou com a presença do presidente da CDHU, Silvio Vasconcelos, do diretor, Aguinaldo Quintana e secretários do Executivo Municipal.

A ação, autorizada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), contempla a construção de 54 apartamentos. O local do empreendimento é a Viela João Vichi, na Vila Junqueira. De acordo com a CDHU, as moradias contarão com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Vinhedo, que doou o terreno para a construção do empreendimento, e a CDHU, responsável pela licitação e contratação da empresa que vai iniciar a obra. O valor inicial do investimento é de R$ 11,5 milhões.

“O financiamento dos imóveis segue os critérios da CDHU e as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, os beneficiários pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE”, informa a Companhia.

Durante a reunião, o prefeito dr. Dario destacou que “este empreendimento beneficia famílias com baixa renda, trabalhadores que muitas vezes não conseguem linhas de crédito para realizar o sonho da casa própria”.

“Todos os projetos para essa construção de moradia popular já foram aprovados, de saneamento, energia elétrica, impactos ambientais”, completou o chefe do Executivo Municipal.

Na Câmara de Vinhedo, a habitação social foi tema de proposituras protocoladas durante a 18ª Legislatura. Por exemplo, a Indicação nº 1679/2021, com pedido de consulta online do status de cada munícipe inscrito no Cadastro Municipal de Habitação, e a Indicação nº 383/2022, solicitando a divulgação do direito de famílias de baixa renda à assistência técnica gratuita para projeto e construção de habitação de interesse social.

Já os Requerimentos nº 36/2022 e nº 41/2022 solicitavam informações da Prefeitura a respeito de áreas de interesse social que poderiam ser viabilizadas para a construção de novas moradias e sobre a inscrição do Executivo Municipal em programas sociais de habitação social, respectivamente.

Segundo o presidente da Casa, Nilton Braghetto, “a construção dessas moradias será uma das mais importantes conquistas na vida de muitas famílias vinhedenses, que hoje sofrem com o pagamento mensal de aluguel. Por isso, parabenizo o prefeito Dr. Dario, que traz mais esse importante investimento para Vinhedo”.

Todas as proposituras protocoladas na Câmara podem ser encontradas neste link.

*Matéria editada em razão do período eleitoral nos termos do Ato da Mesa nº 06/2022.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo