A vereadora Nayla de Souza (PDT) visitou, no último trimestre, os 35* centros educacionais da cidade para conversar com os gestores escolares e diagnosticar a situação da conectividade informacional no ambiente escolar. As informações são do gabinete da parlamentar.
O objetivo das visitas é “acompanhar a situação para pensarmos em melhorias para a nossa rede municipal. Toda e qualquer política pública nasce a partir de um diagnóstico. Nosso intuito é estudar, preparar um relatório detalhado e apresentar à secretaria de Educação, aos gestores escolares, ao Executivo e aos munícipes”, relatou a vereadora.
Com coautoria do vereador Luiz Vieira, a vereadora Nayla de Souza é autora da Lei nº 4.023/2021, que diz respeito à conectividade informacional no ambiente escolar, além de outros assuntos relevantes. A Lei estabelece parâmetros, diretrizes, princípios, e objetivos para a instituição de política pública com vistas à ampliação da conectividade informacional para as escolas públicas do Município de Vinhedo.
“Estamos em 2022, na era digital, e muitas escolas têm dificuldades de conexão, falta de computadores e suporte tecnológico. Por outro lado, há escolas na cidade melhor equipadas e com alguma estrutura. Infelizmente, ainda não há escolas com um computador para cada aluno e para cada professor e nem projeto de letramento digital. Esse é o objetivo da nossa Lei: proporcionar o que há de mais moderno para nossas crianças, jovens e adultos em formação. Eu entendi que há um desejo das diretoras, dos gestores e professores em uma expansão das ferramentas tecnológicas”, disse Nayla.
Segundo a vereadora Nayla, “o relatório já está sendo feito. Com os questionários que fizemos, reunimos dados suficientes para construir um bom diagnóstico para apresentarmos aos vinhedenses. Tenho muito orgulho dessa Lei e pretendo fiscalizar e construir mais projetos nessa área”.
A Lei nº 4.023/2021 pode ser acessada na íntegra
por meio deste link.
*Matéria editada em 11 de julho, às 15h50, para retificar o número de escolas.