Nessa terça-feira (07), a vereadora Nayla de Souza (REDE) protocolou o
Projeto de Lei (PL) n° 39/2024, que institui o Dia do Samba de Bumbo de Vinhedo no calendário oficial do município. A data escolhida é o dia 29 de junho. O PL passará por votação na próxima Sessão Ordinária, a ser realizada na segunda-feira (13). Caso seja aprovada, a Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Conforme consta no projeto, a manifestação artística e cultural teve sua gênese e desenvolvimento nas fazendas de café do interior paulista no século XIX e contou, em território vinhedense, com grande incentivo de Aurora Sudário, cidadã nascida no município. “O dia junino foi escolhido justamente para homenageá-la, pois se comemora o levantamento do mastro, que na tradição católica dá início aos festejos dessa ilustre vinhedense”, informa a parlamentar.
Segundo o PL, o Samba de Bumbo, também denominado de Samba Rural ou Samba de Roda, mantém suas raízes ativas em Vinhedo. Em 20 de novembro de 2023, a Prefeitura inaugurou o Monumento ao Samba de Bumbo, executado pelo artista Ruy Sauerbronn, na Praça Aurora Sudário, no bairro Capela.
Sobre o Samba de Bumbo
Conforme informações do site do Executivo municipal, o Samba de Roda surgiu na Bahia, mas é uma modalidade musical própria da zona rural paulista, criada pelos escravizados durante o Ciclo do Café, na qual são utilizados os instrumentos bumbo, a caixinha e o chocalho.
“A Resolução SC Nº55/2017 do CONDEPHAAT considera que o Samba Paulista documenta a passagem da sociedade escravocrata para a de livre trabalho e a transformação dos modos de produção predominantes, de agricultura para a industrialização e da sociedade rural para a urbana, nos diferentes municípios do estado; considera também que é caracterizado por variadas formas oriundas da mesma matriz, representando resistências sociais, em especial a negra; que é o Samba Paulista é história mais bem sucedida de associativismo negro, ao lado dos clubes sociais e irmandades religiosas; e que é a manifestação cultural que pendurou no tempo e no espaço, tendo influência cultural ainda no tempo atual”, explica a parlamentar.
Todas as proposituras protocoladas pelos vereadores podem ser encontradas no site da Câmara.
Basta clicar neste link.
--
Fonte e texto: Gabinete da vereadora Nayla de Souza (REDE)