Dando continuidade à campanha
Vinhedo Inclusiva – Deficiências Ocultas, a Câmara de Vinhedo lança sua segunda fase, que é focada em orientações sobre o atendimento inclusivo em serviços do setor público e privado da cidade. Pessoas com deficiência oculta enfrentam o desafio de não terem suas demandas atendidas por dois fatores: a princípio, por suas deficiências não serem visíveis; em segundo momento, pelo desconhecimento dos prestadores de serviço sobre como promover o atendimento inclusivo.
O pilar da segunda etapa é a empatia como base para a promoção da equidade. O objetivo é demonstrar que o comportamento empático não é apenas um conceito abstrato, mas sim um comportamento fundamental para garantir um atendimento justo e inclusivo a todas as pessoas. Em ações práticas, a Câmara irá promover um trabalho de conscientização por meio de materiais gráficos direcionado ao comércio e a prestação de serviços.
Formas de promover o atendimento inclusivo
Promover o atendimento inclusivo vai além do básico cumprimento de regras ou diretrizes. Envolve a mudança de mentalidade e o comprometimento com a acessibilidade. Confira ações que podem ser adotadas:
Estar atento aos sinais: comportamento, linguagem corporal e pedidos incomuns podem indicar uma demanda específica.
Seja sensível e empático: abordar cada cidadão/cliente com respeito e consideração, sem fazer suposições precipitadas
Oferecer ajuda: esteja disponível para oferecer assistência adicional, se necessário, e esteja aberto para ouvir as necessidades do cidadão/cliente.
Priorize o atendimento: ofereça atendimento prioritário a pessoas com deficiências, reconhecendo suas demandas específicas.
Seja tolerante: demonstre paciência e compreensão ao lidar com pessoas que possam requerer atenção diferenciada.
Ações da campanha
Durante a fase inicial da iniciativa, realizada na primeira quinzena deste mês, foram esclarecidos conceitos fundamentais, incluindo o entendimento do que são as deficiências ocultas e o significado do cordão de girassol como símbolo de identificação perante a sociedade. Isso foi alcançado por meio da distribuição de informativos sobre a campanha e da divulgação ativa durante a 60ª Festa da Uva.
A campanha conta com a participação de associações, entidades e clínicas de Vinhedo: Ampliart, Associação de Pais Banespianos de Excepcionais (APABEX), CEIVI, Centro Dia, Clínica Espaço Saúde Vinhedo, Espaço Motricita, Espaço Terapêutico Colorê e LarCab, além do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social, é parceira da campanha.
Clique aqui para mais informações sobre a campanha Vinhedo Inclusiva – Deficiências Ocultas.
--
Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo