Na manhã do último domingo (07), o presidente da Câmara, vereador Paulinho Palmeira (PSD), e as vereadoras Inês Diogo (MDB) e Nayla de Souza (REDE) participaram da 2ª Caminhada de Conscientização sobre Autismo, promovida pela Clínica Motricitá com o apoio da Câmara e Prefeitura de Vinhedo, clínicas especializadas e do Colégio Sant’Anna.
A concentração foi realizada no Portal de Vinhedo, seguida da caminhada até o Parque Jayme Ferragut. A ação teve o intuito de celebrar a neurodiversidade e promover a inclusão das pessoas neurodivergentes na comunidade. Indo ao encontro da caminhada, a Câmara de Vinhedo promove, durante este mês de abril, a campanha
Vinhedo Inclusiva - Deficiências Ocultas com o objetivo de estimular e promover a conscientização sobre deficiências que não são facilmente identificáveis num primeiro momento.
Campanha Vinhedo Inclusiva no Legislativo municipal
Antes do lançamento oficial da campanha, a Câmara recebeu associações, entidades e clínicas para uma reunião de planejamento e apresentação da iniciativa
. No encontro, a Casa distribuiu cordões de girassóis para serem repassados a pessoas com deficiências ocultas assistidas pelas associações e pela Rede Municipal de Saúde. O colar é um item de identificação que sinaliza a necessidade de prioridade, atenção direcionada e socorro emergencial em casos de risco. Assim, é possível evitar que pessoas com deficiências ocultas fiquem expostas a níveis de estresse que gerem crises, entre tantas outras situações.
A campanha segue até o final deste mês de abril. A ação da Câmara compreende ao incentivo e à promoção do atendimento inclusivo e à produção de materiais gráficos e digitais contendo informações de conscientização sobre as deficiências ocultas. A campanha também está sendo divulgada na 60ª Festa da Uva e 12ª Festa do Vinho, realizada até o dia 14 de abril.
--
Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo