A vereadora Nayla de Souza (PDT) foi a autora da
Moção nº 200/2024, aprovada por unanimidade, pedindo à Prefeitura que promova, de forma urgente, ações de recuperação da Biblioteca Municipal de Vinhedo e seu patrimônio. “O espaço encontra-se degradado há 5 meses”, destaca a parlamentar.
“A moção de apelo que foi reapresentada solicita estudos para entender o patrimônio perdido e a recuperação dos livros danificados. Também foram objeto de pedido os estudos do forro e telhado para entender se é seguro as outras salas continuarem no local, estudos para ampliação da biblioteca em novo espaço e unificação dos três ambientes da Biblioteca Municipal, que conta com mais de 20 mil exemplares, e demais medidas que entenderem necessárias”, comenta a vereadora.
Em sua Explicação Pessoal na 127ª Sessão Ordinária, a vereadora Nayla comenta que é “inacreditável que em cinco meses não houve uma reforma promovida pelo Governo Municipal. O que foi perdido? O que foi recuperado? Porque a reforma não foi feita? É um pedido de muitos vinhedenses que pagam seus impostos e têm o direito de viver em uma cidade com uma biblioteca municipal. Ainda em outubro, numa Sessão Ordinária, eu fiz uma “contextualização" para deixar claro que estou apontando há anos a necessidade de uma melhor infraestrutura para o local. Já havia capas para proteger livros da chuva faz tempo, ou seja, já se sabe há muito tempo que o forro apresentava problemas”.
Nayla de Souza também relembra que “naquela ocasião, eu disse que entendo que a chuva das últimas semanas foi muito forte, com muito vento e que isso gera acidentes que devem ser corrigidos. No entanto, não se trata de um assunto imprevisível: a Biblioteca Municipal de Vinhedo está pedindo socorro há muito tempo e no momento precisamos de um plano de ação para ser novamente viabilizada enquanto espaço de estudos e leitura, de preferência em novo local. Estou apontando há anos a necessidade de uma melhor infraestrutura”.
“Precisamos de uma nova biblioteca municipal. Precisamos valorizar a literatura, a aprendizagem e a educação de nossas crianças e jovens. Precisamos dar acesso ao que temos de mais importante aos nossos adultos”, finaliza a parlamentar.
--
Fonte e Texto: Gabinete da vereadora Nayla de Souza (PDT)