A vereadora Nayla de Souza (PDT) foi autora de quatro moções destinadas à Prefeitura solicitando providências para melhorar serviços de saúde mental na cidade. As proposituras foram aprovadas por unanimidade durante a 116ª Sessão Ordinária.
Na primeira, de
nº 1.193/2023, a parlamentar pede que o Executivo municipal entre em contato com o Ministério da Saúde para construir e implementar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na modalidade “ad” (Álcool e Drogas). “De acordo com diretrizes do Ministério da Saúde, a modalidade “ad” prevê atendimento a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes pelo uso de substâncias psicoativas, e pode ser ativado em cidades e/ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes”, pontua.
Na
Moção nº 1.194/2023, o pedido é de mais recursos financeiros e materiais à equipe “Fortalecendo Vínculos”, cujo trabalho é o de planejar e executar iniciativas relacionadas à saúde mental nas Escolas Públicas de Vinhedo. Já na
Moção nº 1.197, a vereadora Nayla de Souza pede o estabelecimento de um Protocolo de Atenção Psicossocial nas comunidades escolares. “Trata-se de uma ferramenta urgente e importante que percebemos que não existe na Rede Municipal da nossa cidade”.
Por fim, na
Moção nº 1.196/2023, a parlamentar solicita um Plano Municipal de Saúde Mental, por meio da Secretaria de Saúde, para estabelecer diretrizes para o cuidado da saúde mental da população. O plano consiste em “um mecanismo importante para que sejam propostas, após muitos estudos e discussões com a população, especialistas e servidores, políticas públicas relacionadas à área para a nossa cidade, com diretrizes, metas e prazos”.
Para elaborar esses pedidos, “foram semanas procurando entender a situação da saúde mental na cidade, com foco nas escolas e no atendimento psicossocial das Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social e Cidadania”, relata a vereadora Nayla de Souza.
Todas as proposituras protocoladas pelos vereadores podem ser encontradas no site da Câmara.
Basta clicar neste link.